Berlim - Col. Jornalismo Literário

Berlim - Col. Jornalismo Literário Leia o livro. direto no seu navegador. Baixe o livro. da existência em formato PDF, TXT, FB2 no smartphone. E muito mais em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
DIMENSÃO
6,77 MB
NOME DO ARQUIVO
Berlim - Col. Jornalismo Literário.pdf
ISBN
4061449963807

DESCRIÇÃO

Nascido em 1894, Joseph Roth viveu o fim do Império Austro-húngaro. Da tragédia histórica que o marcou pelo resto da vida, nasceu o observador privilegiado dos novos tempos e, em especial, da Berlim da década de 1920. Nos artigos de Berlim, Roth registra o espetáculo múltiplo e ambíguo da velha capital prussiana, tomada de assalto por refugiados, bondes e arranha-céus, e transformada de uma hora para a outra em epicentro da República de Weimar e da cruel história européia das décadas seguintes. Andando por Berlim, Roth descobre asilos de refugiados, banhos noturnos e ruas de imigrantes; espreita os olhos cegos e brilhantes dos semáforos reinando sobre a nova paisagem de ferro; passeia ao lado de um criminoso recém-liberto, para tomar a medida cabal da transformação da cidade; e finalmente, como um Orfeu descendo aos infernos, percorre uma noitada berlinense. O que emerge de Berlim é menos o retrato objetivo de um lugar do que a imagem convulsiva de uma era que derrubava fronteiras, impérios e quarteirões com igual indiferença - e que ainda não acabou.

É como no teatro de Bertold Brecht. Você encontrará jornalismo literário na mídia, jornais, revistas e revistas científicas. Norma Sims, em seu livro 'Jornalismo Literário', explica 'que seu apelo cresceu desde os sólidos fundamentos da forma - reportagem de imersão, técnicas narrativas que liberam a voz do escritor e oi - Jornalismo Literário - Revistas Vai decorrer, nos próximos dias 15 a 17 de Maio, a III Conferência Internacional sobre Jornalismo Literário (ver aqui para fazer o download para o call for papers, até ao dia 31 deste mês).

Contudo, por se tratar de um género que se distingue por um romper com as técnicas e metodologias tradicionais que marcam o jornalismo dito convencional, este formato jornalístico levanta muitas vezes questões ético-práticas sobre a sua conceção, factualidade e escolhas narrativas. Jornalismo Literário O jornalismo e a literatura apresentam uma relação marcada por tensão, visto que a atividade literária sempre esteve ligada à prática do jornalismo. De acordo com Pernambuco de Mello, principalmente a partir do Segundo Reinado, "os jornais faziam o nome dos que pretendessem vender livros".

LIVROS RELACIONADOS