Setembros de Shiraz

Setembros de Shiraz PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
DIMENSÃO
4,27 MB
NOME DO ARQUIVO
Setembros de Shiraz.pdf
ISBN
2770383390685

DESCRIÇÃO

Nada é mera coincidência em Setembros de Shiraz, romance de estréia de Dalia Sofer. Afinal, o enredo remete à história da própria autora, de sua família de origem judia e de tantos outros iranianos que precisaram deixar o país às pressas para fugir da irracionalidade da Revolução Iraniana instituída no final dos anos 1970 após a queda do Xá. Aclamado pela crítica estrangeira, o livro foi selecionado pelo The New York Times Sunday Review como um dos 100 mais notáveis publicados em 2007. Dalia reuniu não apenas as suas lembranças para contar a história do protagonista, o joalheiro Isaac Amin, mas as de muitos que a cercavam, como o pai e os amigos mais velhos, alguns deles testemunhas dos horrores que aconteciam a portas fechadas dentro das prisões. Em alguns momentos, é impossível não confundir a trajetória da personagem mais jovem, Shirin, com a da própria escritora. O enredo gira em torno do judeu Isaac Amin, um comerciante de pedras preciosas que vivia de maneira confortável enquanto o país estava sob o comando do Xá e podia até dar-se o luxo de uma casa na praia, viagens freqüentes ao exterior e empregados em tempo integral. Com a mudança do regime e a instalação da Revolução Iraniana, a vida de Isaac foi aos poucos sendo alterada. Diferente de tantos compatriotas, que deixaram o país logo depois das mudanças no poder, Isaac não teve coragem de deixar para trás os bens, os negócios e a história de sua família. Apesar das prisões de diversos amigos, suspeitos de crime improváveis, Isaac não conseguia acreditar que o exílio fosse a única saída para salvar a si mesmo e família. Ele enviou apenas o filho, Parviz, em idade de ser recrutado pela revolução, para estudar numa universidade americana. Tudo ia bem até o dia em que, sem muitas explicações, a guarda revolucionária chegou para buscá-lo no trabalho. Pensou na mulher Farnaz e na filha Shirin no mesmo instante, mas sabia que não havia mais nada que pudesse fazer, sequer avisá-las. Enquanto estava na prisão, a mulher inventava desculpas para explicar à filha por que o pai não voltava para casa – algo semelhante ao que aconteceu com Dalia quando o pai foi preso.

Agora, eles terão de ... Setembros de Shiraz. A história de uma família judaica, apanhada pela Revolução Islâmica no Irão, em 1979.

Dalia Sofer - SETEMBROS DE SHIRAZ Essas ações mostram como a leitura que fiz nessa semana, "Setembros de Shiraz", está atualizada e nos ajuda a entender o momento presente. O texto de Dalia Sofer se concentra no período imediatamente após a queda do Xá da Pérsia [Irã]. O enredo gira em torno do judeu Isaac Amin, um comerciante de pedras preciosas que vivia de maneira confortável enquanto o país estava sob o comando do Xá e podia até dar-se o luxo de uma casa na praia, viagens freqüentes ao exterior e empregados em tempo integral.

LIVROS RELACIONADOS