Caos Calmo

Caos Calmo - Veronesi,Sandro | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Veronesi,Sandro
DIMENSÃO
3,19 MB
NOME DO ARQUIVO
Caos Calmo.pdf
ISBN
3630142986316

DESCRIÇÃO

Dois eventos simultâneos transformam a vida do protagonista de Caos calmo, novo romance do italiano Sandro Veronesi. Pietro Paladini, um bem-sucedido executivo de 43 anos, passa o verão na costa italiana com a família: sua filha de 10 anos, Claudia; sua companheira, Lara, mãe de Claudia, com quem viria a casar-se dali a alguns dias; sua cunhada, Marta; e seu irmão, Carlo. Um dia, Pietro e Carlo saem para surfar e acabam avistando duas mulheres se afogando. No mesmo instante em que se lançam a salvá-las – para mais tarde nem receberem um mero agradecimento – Lara morre em casa, vítima de um aneurisma enquanto prepara o almoço. Publicado originalmente em 2005, Caos calmo ganhou o mais prestigiado prêmio da Itália, o Strega. Em 2008, o romance chega às telas com interpretação e direção de Nano Moretti. Poucos dias após o funeral, Pietro e Claudia retomam a vida em Milão. Surpreendentemente, nenhum dos dois parece capaz de lidar – e muito menos deixar-se levar – pelo luto. Mais por medo de não parecer normal do que pela dor da perda, Pietro decide ficar todos os dias em frente à escola da filha enquanto ela assiste às aulas. Sua família e amigos acreditam que ele está lamentando a morte da companheira, mas Pietro é tomado por uma calma espantosa – e ao mesmo tempo caótica – enquanto vê as estações mudarem do lado de fora do portão da escola. Assim, ele fica esperando o momento em que o golpe da perda finalmente vai se abater sobre ele, o dia em que a sua “ficha” vai cair. Mas esse dia não chega nem para Pietro nem para Claudia. Refugiado em seu carro, estacionado em frente à escola, Pietro começa a observar o mundo do ponto onde se deteve e descobre, pouco a pouco, o lado obscuro das pessoas com quem convive há anos. Durante esta temporada em que sua vida está aparentemente em suspenso, ele recebe várias visitas. Em vez de expressar condolências, os amigos, parentes e colegas de trabalho vêm derramar as suas próprias dores e inseguranças numa série de histórias paralelas que tornam a trama mais interessante e fazem o protagonista refletir sobre a própria existência.

Estava na praia, com o irmão, a salvar uma desconhecida de morrer afogada. Claudia, a filha, estuda no 5.º ano e Pietro resolve esperar por ela no carro depois de a levar à escola no primeiro dia de aulas após a morte da mãe. O caos, para mim, passa para calma a partir do momento em que já estou a contar com ele.

Um Artista do Mundo Flutuante. 5,0 estrelas.

LIVROS RELACIONADOS