O Guarani

O Guarani - Alencar,José de | Tagrny.org Temos o prazer de apresentar o livro. . Baixe o livro. em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Alencar,José de
DIMENSÃO
12,62 MB
NOME DO ARQUIVO
O Guarani.pdf
ISBN
4753258179271

DESCRIÇÃO

Inicialmente publicado como folhetim, no jornal Diário do Rio de Janeiro, entre 1º de janeiro e 20 de abril de 1857, O Guarani apareceu na estrutura de romance no fim deste mesmo ano, pela Tipografia Empresa Nacional do Diário. Obteve um grande sucesso naquele momento, destacando José de Alencar como o nosso grande autor romântico, aquele que estava mais engajado na ideia de uma literatura nacionalista e indianista. Na história de amor entre o índio Peri e a dama Cecília (Ceci) se encontra a concepção, muito questionada nos dia de hoje, de brasilidade para o autor: fomos formados pelas duas raças fortes – branca e indígena. A simbologia é muito forte: o brasileiro nato é uma mistura entre índios e brancos, havendo aí um doloroso “seqüestro” do elemento negro, negligenciado por Alencar como parte constitutiva da nossa formação. A Coleção Vozes de Bolso – Literatura Brasileira se propõe a trazer ao público um novo tipo de trabalho em torno de grandes clássicos da literatura de língua portuguesa. São todos textos já canonizados pela nossa tradição, porém com alguns “aditivos” que agregam valor e força aos mesmos.

José de Alencar trata o relacionamento dos personagens como platônico, baseado simplesmente na força da atração que os une. O Guarani se enquadra na categoria de romance histórico, que se passa durante o período da ... Notícias e informações sobre Guarani.

Se você continuar a navegar o site, você aceita o uso de cookies. Esta história de amor e aventura se passa quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Num cenário próximo às matas verdejantes, vive Cecília, a heroína do romance.

LIVROS RELACIONADOS