O Livro das Vidas - Col. Jornalismo Literário

O Livro das Vidas - Col. Jornalismo Literário - Vários | Tagrny.org Temos o prazer de apresentar o livro. . Baixe o livro. em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Vários
DIMENSÃO
4,64 MB
NOME DO ARQUIVO
O Livro das Vidas - Col. Jornalismo Literário.pdf
ISBN
3107533265535

DESCRIÇÃO

O mais novo título da coleção Jornalismo Literário apresenta ao leitor brasileiro uma pequena amostra da arte de escreverobituários. O livro das vidas reúne uma seleção de textos publicados na seção de obituários do New York Times, com ênfase nas histórias de pessoas comuns, cujas vidas ganham outra dimensão ao serem descritas com o olhar curioso e afetuoso dos repórteres do diário americano.Em detalhado posfácio que acompanha o volume, Matinas Suzuki Jr., coordenador da coleção Jornalismo Literário e responsável por essa seleção de textos, mostra como a seção de obituários foi ganhando importância ao longo das últimas quatro décadas nos jornais americanos e ingleses. Suzuki relembra a trajetória de Alden Whitman, imortalizado por Gay Talese como o Sr. Má Notícia (em perfil incluído na coletânea Fama & anonimato), que deu novo impulso a este tipo de texto ao entrevistar figuras famosas com o objetivo declarado de recolher informações para os seus futuros obituários. “A seção de obituários do Times é uma cerimônia de adeus diária de bom jornalismo e uma das campeãs de leitura do jornal mais influente do mundo. Há quem pense que a valorização do obituário pela imprensa de língua inglesa seja um ritual de morbidez, mas isso é uma falsa impressão”, escreve Suzuki.

O livro de Honoré de Balzac fala da podridão do jornalismo na área cultural no século XIX, onde resenhistas derrubavam obras gratuitamente, apenas por serem inimigos de quem as escreveu. O romance destaca a falta de ética que é ignorada por atos de suborno ... Avaliação .

A literatura, da realidade somada à ficção. O jornalismo literário, logo, é uma miscelânea de ambos.

LIVROS RELACIONADOS