Iracema

Iracema - Alencar,José de | Tagrny.org Temos o prazer de apresentar o livro. . Baixe o livro. em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Alencar,José de
DIMENSÃO
8,6 MB
NOME DO ARQUIVO
Iracema.pdf
ISBN
3282821717127

DESCRIÇÃO

Ceará, século XVII. Você está prestes a conhecer umas das histórias de amor mais aclamadas da literatura brasileira. O herói branco, europeu, apaixona-se pela linda Iracema, "a virgem dos lábios de mel".Mais que doçura, a bela guarda o valioso segredo da jurema, que lhe cobra total castidade. O amor, porém, não cochece segredos; tem seus próprios mistérios.No enredo, um conflito histórico entre tribos indígenas permeia a narrativa, tecendo uma parábola ao mesmo tempo trágica e poética da origem do povo brasileiro.

Já Martim tem o nome que remete a marte, o Deus da guerra, e representa a Europa. Iracema, então, serve o vinho para os guerreiros e, enquanto estão delirando, retira Martim da aldeia. Longe das terras tabajaras, Iracema revela a Martim que agora é sua esposa e, por isso, deve acompanhá-lo, o que causa grande revolta em sua tribo, que logo descobre ter sido traída pela índia e persegue os fugitivos. Iracema is Guarani language for honey-lips, from ira - honey, and tembe - lips.

É filha do pajé Araquém, nasceu e se criou nos campos dos Tabajaras. Fisicamente Iracema é descrita como "a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira".

LIVROS RELACIONADOS