Úrsula

Úrsula - Firmina Dos Reis,Maria | Tagrny.org Leia o livro. direto no seu navegador. Baixe o livro. da existência em formato PDF, TXT, FB2 no smartphone. E muito mais em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Firmina Dos Reis,Maria
DIMENSÃO
11,69 MB
NOME DO ARQUIVO
Úrsula.pdf
ISBN
7737535460041

DESCRIÇÃO

Obra inaugural da literatura afro-brasileira, Úrsula é um dos primeiros romances de autoria feminina escritos no Brasil. Maria Firmina dos Reis, mulher negra nascida no Maranhão, constrói uma narrativa ultrarromântica para falar das mazelas sociais decorrentes da escravidão.Tancredo e Úrsula são jovens, puros e altruístas. Com a vida marcada por perdas e decepções familiares, eles se apaixonam tão logo o destino os aproxima, mas se deparam com um empecilho para concretizar seu amor. Combinando esse enredo ultrarromântico com uma abordagem crítica à escravidão, Maria Firmina dos Reis compõe Úrsula, um dos primeiros romances brasileiros de autoria feminina, em 1859. Por dar voz e agência a personagens escravizados, é vista como a obra inaugural da literatura afro-brasileira. Retrata homens autoritários e cruéis, mostrando atos inimagináveis de mando patriarcal e senhorial em um sistema que não lhes impõe limites. Com rica introdução e contextualização histórica, esta edição de

O nome carrega consigo a simbologia desse animal mamífero que representa a força e a coragem. Esse bonito nome está presente em várias línguas, por exemplo: Orsolya, em húngaro; Orsola ou Orseline, em italiano; Ursala, em ... Úrsula é uma obra icônica desde sua origem: é considerado o primeiro romance escrito por uma mulher,no Brasil.Além disso, também é um romance precursor da temática abolicionista, pois é anterior até mesmo à poesia de Castro Alves..

Com a vida marcada por perdas e decepções familiares, eles ... Trata se da obra de Firmina, primeira escritora negra de que se tem notícia em nossa literatura, a qual se deve o pioneirismo na denúncia da opressão a negros e mulheres no Brasil do século XIX. Além de seu texto mais publicado, o romance Úrsula, incluímos o conto abolicionista A escrava e o ... O nome Úrsula é o diminutivo de uma palavra que tem origem no latim, ursa, e significa pequena ursa.

LIVROS RELACIONADOS