Quem Tem Medo do Feminismo Negro?

Quem Tem Medo do Feminismo Negro? - Ribeiro,Djamila | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Ribeiro,Djamila
DIMENSÃO
5,40 MB
NOME DO ARQUIVO
Quem Tem Medo do Feminismo Negro?.pdf
ISBN
1025300104276

DESCRIÇÃO

Um livro essencial e urgente, pois enquanto mulheres negras seguirem sendo alvo de constantes ataques, a humanidade toda corre perigo. Quem tem medo do feminismo negro? reúne um longo ensaio autobiográfico inédito e uma seleção de artigos publicados por Djamila Ribeiro no blog da revista CartaCapital, entre 2014 e 2017. No texto de abertura, a filósofa e militante recupera memórias de seus anos de infância e adolescência para discutir o que chama de “silenciamento”, processo de apagamento da personalidade por que passou e que é um dos muitos resultados perniciosos da discriminação. Foi apenas no final da adolescência, ao trabalhar na Casa de Cultura da Mulher Negra, que Djamila entrou em contato com autoras que a fizeram ter orgulho de suas raízes e não mais querer se manter invisível. Desde então, o diálogo com autoras como Chimamanda Ngozi Adichie, bell hooks, Sueli Carneiro, Alice Walker, Toni Morrison e Conceição Evaristo é uma constante.Muitos textos reagem a situações do cotidiano — o aumento da intolerância às religiões de matriz africana; os ataques a celebridades como Maju ou Serena Williams – a partir das quais Djamila destrincha conceitos como empoderamento feminino ou interseccionalidade. Ela também aborda temas como os limites da mobilização nas redes sociais, as políticas de cotas raciais e as origens do feminismo negro nos Estados Unidos e no Brasil, além de discutir a obra de autoras de referência para o feminismo, como Simone de Beauvoir.Um livro essencial e urgente, pois enquanto mulheres negras seguirem sendo alvo de constantes ataques, a humanidade toda corre perigo.Quem tem medo do feminismo negro? reúne um longo ensaio autobiográfico inédito e uma seleção de artigos publicados por Djamila Ribeiro no blog da revista CartaCapital, entre 2014 e 2017. No texto de abertura, a filósofa e militante recupera memórias de seus anos de infância e adolescência para discutir o que chama de “silenciamento”, processo de apagamento da personalidade por que passou e que é um dos muitos resultados perniciosos da discriminação. Foi apenas no final da adolescência, ao trabalhar na Casa de Cultura da Mulher Negra, que Djamila entrou em contato com autoras que a fizeram ter orgulho de suas raízes e não mais querer se manter invisível. Desde então, o diálogo com autoras como Chimamanda Ngozi Adichie, bell hooks, Sueli Carneiro, Alice Walker, Toni Morrison e Conceição Evaristo é uma constante.Muitos textos reagem a situações do cotidiano — o aumento da intolerância às religiões de matriz africana; os ataques a celebridades como Maju ou Serena Williams – a partir das quais Djamila destrincha conceitos como empoderamento feminino ou interseccionalidade. Ela também aborda temas como os limites da mobilização nas redes sociais, as políticas de cotas raciais e as origens do feminismo negro nos Estados Unidos e no Brasil, além de discutir a obra de autoras de referência para o feminismo, como Simone de Beauvoir.

No texto de abertura, a filósofa e militante recupera memórias de ... Sobre o microbook "Quem Tem Medo do Feminismo Negro?", essa é a pergunta feita pela autora, que por meio de relatos autobiográficos, assim como de artigos e livros que falam sobre o feminismo, a luta de classes e raças. A filósofa, pesquisadora e feminista Djamila Ribeiro explica questões do seu novo livro "Quem tem medo do feminismo negro?" no Conversações com Autorxs.-----... Quem tem medo do feminismo negro? A vingança do goleiro Barbosa Uma mulher negra no poder incomoda muita gente Repúdio ao blackface Zero Hora, vamos falar de racismo? A hipocrisia em xeque O racismo dos outros Ser contra as cotas raciais é concordar com a perpetuação do racismo Quem tem medo do feminismo negro?, livro da filósofa e escritora Djamila Ribeiro, foi lançado em 2018 pela Companhia das Letras e reúne uma série de artigos escritos para o blog da CartaCapital.A autora inicia com um ensaio autobiográfico, no qual conta episódios de preconceito que sofreu desde pequena e que foram, nitidamente, motivadores para que ela se tornasse uma das maiores ... Quem tem medo do feminismo negro? reúne um longo ensaio autobiográfico inédito e uma seleção de artigos publicados por Djamila Ribeiro no blog da revista CartaCapital, entre 2014 e 2017. Quem Tem Medo do Feminismo Negro? é um compilado de artigos da filósofa política Djamila Ribeiro , tratando sobre diversos temas em volta do feminismo e dos negros de modo geral. Os textos presentes relatam assuntos do cotidiano que podem, de forma única, ser úteis para a compreensão da complexidade da violência contra a mulher e contra os negros no Brasil e no mundo. Compre online Quem tem medo do feminismo negro?, de Ribeiro, Djamila na Amazon.

Frete GRÁTIS em milhares de produtos com o Amazon Prime. Encontre diversos livros escritos por Ribeiro, Djamila com ótimos preços. Um livro essencial e urgente, pois enquanto mulheres negras seguirem sendo alvo de constantes ataques, a humanidade toda corre perigo.

LIVROS RELACIONADOS