Novas Capturas, Antigos Diagnósticos Na Era Dos Transtornos

Novas Capturas, Antigos Diagnósticos Na Era Dos Transtornos - Cecília Azevedo Lima Collares Maria Aparecida Affonso Moysés Mônica Cintrão França Ribeiro | Tagrny.org Temos o prazer de apresentar o livro. . Baixe o livro. em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Cecília Azevedo Lima Collares Maria Aparecida Affonso Moysés Mônica Cintrão França Ribeiro
DIMENSÃO
11,24 MB
NOME DO ARQUIVO
Novas Capturas, Antigos Diagnósticos Na Era Dos Transtornos.pdf
ISBN
3926130703476

DESCRIÇÃO

Os processos de medicalização e patologização da vida e da política são crescentes no mundo contemporâneo, assumindo proporções que conseguem nos surpreender - e até assustar - novamente, a cada dia...As diferenças que caracterizam e enriquecem a humanidade são tornadas transtornos. Desigualdades são escamoteadas, transformadas em doenças. As questões coletivas, de ordem política, social, econômica, cultural, afetiva, que afligem milhões de pessoas, são transformadas em individuais e reapresentadas como doenças, transtornos, distúrbios. Problemas políticos são tornados biológicos, inatos à pessoa. Uma vez classificadas como doentes, as pessoas tornam-se pacientes e consequentemente consumidoras de tratamentos, terapias e medicamentos, que transformam o próprio corpo e a mente em origem dos problemas que, na lógica patologizante, deveriam ser sanados individualmente. As pessoas é que teriam problemas, seriam disfuncionais pois não se adaptam, seriam doentes pois não aprendem, teriam transtornos pois são indisciplinadas.Vivemos a Era dos Transtornos, em que os interesses que alavancam os processos medicalizantes ampliam seus tentáculos. Vivemos a Era do Biopoder, em que todos somos bioconsumidores. Nesse contexto, desde os anos 1970, pesquisadores brasileiros de diferentes áreas da saúde e da educação vem estudando esses processos de patologização da vida, difundindo críticas e possibilidades diferentes, em periódicos científicos e na formação dos futuros profissionais. Sempre enfrentando dificuldades, por assumirem concepções contra-hegemônicas, mas construindo caminhos e possibilidades. A partir das apresentações no II Seminário Internacional, os palestrantes elaboraram textos e os disponibilizaram para o Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Este material é agora tornado acessível a todos os interessados, neste livro.

Com o Menor Preço é No Zoom. Acesse e compre apenas em lojas confiáveis.

- campinas, sp : Mercado de Letras, 2013. isBN 978-85-7591-272- 1. Compre Livro - Novas Capturas, Antigos Diagnósticos na Era dos Transtornos no Shoptime.

LIVROS RELACIONADOS