Energia e Integração - Col. Relações Internacionais e Globalização 21

Energia e Integração - Col. Relações Internacionais e Globalização 21 - Zanella,Cristine Koehler | Tagrny.org Leia o livro. direto no seu navegador. Baixe o livro. da existência em formato PDF, TXT, FB2 no smartphone. E muito mais em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Zanella,Cristine Koehler
DIMENSÃO
9,64 MB
NOME DO ARQUIVO
Energia e Integração - Col. Relações Internacionais e Globalização 21.pdf
ISBN
5364549962731

DESCRIÇÃO

O problema energético está batendo às portas da humanidade. A redução reservas mundiais de petróleo, o aumento da demanda deste por parte de economias emergentes e a excessiva poluição provocada pela queima de combustíveis fósseis denunciam a importância de se fazer a troca do padrão energético de um modelo petróleo-dependente para um ancorado majoritariamente , nas energias renováveis. Tendo em vista esse cenário, este livro propõe-se a investigar as implicações do emprego do gás natural como combustível-ponte entre um e outro modelo pelos países sul-americanos.Neste intento a autora parte da análise da composição das matrizes energéticas dos países da região – para avaliar a sua complementaridade – e também da natureza dos conflitos potenciais e reais existentes que envolvem recursos energéticos – para avaliar sua possível superabilidade. Em seguida, são estudadas as vantagens da adoção do gás natural durante o período de transição entre os modelos. Num segundo momento são apresentados os limites dos modelos de integração experimentados na região, bem como as características que se poderiam esperar de uma integração impulsionada pelo setor energético. Enfim, são elencados os projetos de interconexões gasíferas em curso, além de serem apresentadas algumas coordenadas que deveriam ser observadas para que a integração construída por intermédio do setor sirva para melhorar o bem estar geral da população da região.

Como dissemos, a globalização extrapola as relações comerciais e financeiras. As pessoas estão cada vez mais descobrindo na Internet uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato, através de redes sociais, com pessoas de outros países ou, até mesmo, de conhecer aspectos culturais e sociais de várias partes do planeta. GLOBALIZAÇÃO E ESTADO NACIONAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Ary Ramos da SILVA JÚNIOR: Resumo: As transformações em curso na sociedade no mundo inteiro e a integração dos mercados estão alterando significativamente o papel dos Esta­ dos Nacionais, enfraquecendo seus poderes c deixando um vazio crescente no cenário internacionaL Doutorando em Relações Internacionais na FSCH - UNL.

C. de Toledo -BRI [email protected] UFABC -2019.I Aula 14 Globalização e Neoliberalismo.

LIVROS RELACIONADOS