Uma Face de Jano - a Navegação do Rio Amazonas

Uma Face de Jano - a Navegação do Rio Amazonas - Gregório,Vitor Marcos | Tagrny.org Temos o prazer de apresentar o livro. . Baixe o livro. em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Gregório,Vitor Marcos
DIMENSÃO
8,63 MB
NOME DO ARQUIVO
Uma Face de Jano - a Navegação do Rio Amazonas.pdf
ISBN
7368784287482

DESCRIÇÃO

Por meio da análise dos debates ocorridos em ambas as casas parlamentares, bem como de sua relação com as medidas tomadas pelo Poder Executivo central e pelo governo provincial, o autor verifica a real importância da questão amazônica para a formação do Estado nacional brasileiro, além de analisar a organização institucional do Império através dos indícios apresentados pela documentação. Este livro informa que a discussão em torno do tema da liberdade de navegação fluvial não é exclusividade brasileira, mas está inserida em um contexto mais amplo de formulação de princípios concernentes ao direito internacional. Neste sentido, é importante ter em mente que a formulação destes princípios também envolve um processo decisório, do qual os políticos imperiais, invariavelmente, precisavam ter um aprofundado conhecimento.

Uma pesquisa feita por um grupo de cientistas no ano 2 000 demonstrou, no entanto, ser o Amazonas maior do que o rio africano. Ele possui 6 850 quilômetros de extensão, 60 quilômetros a mais que o Nilo.

Palavras-chave em português. Brasil Câmara dos Deputados Comércio Império Navegação a vapor Pará Parlamento Rio Amazonas Senado.

LIVROS RELACIONADOS