Gota D'agua - Uma Tragedia Brasileira

Gota D'agua - Uma Tragedia Brasileira PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
DIMENSÃO
8,92 MB
NOME DO ARQUIVO
Gota D'agua - Uma Tragedia Brasileira.pdf
ISBN
3343483169913

DESCRIÇÃO

Gota dágua, que a Civilização Brasileira relança com novo projeto gráfico, pode ser considerada uma Medéia moderna e brasileira. Os talentos de Chico Buarque e Paulo Pontes se reuniram para revitalizar o texto clássico de Eurípedes, escrito quase meio milênio antes de Cristo, submetendo-o a uma injeção de nossa realidade urbana. Joana, mulher madura, sofrida, moradora de um conjunto habitacional apaixona-se pelo sambista Jasão, que desponta para o sucesso com uma música chamada Gota dágua. Creonte é o todo-poderoso do local, dono das casas, muito rico, o poder corruptor por excelência. Alma, sua filha, é uma burguesinha metida. O coro tradicional dos gregos é, nesta obra, composto pelas vizinhas de Joana: enquanto lavam roupa, desenrolam o fio da história, que culmina em tragédia. A tragédia original versa sobre o amor da maga Medéia pelo herói Jasão. Ela foge com ele, tornando-se sua mulher e dando-lhe dois filhos. Mais tarde, Jasão, por conveniência, abandona-a para desposar a filha de Creonte, rei de Corinto. Medéia, como vingança, provoca a morte da noiva graças a seu poder de magia e — auge da tragédia — mata as duas crianças, preparando, com a carne delas, uma comida que serve a Jasão. Paulo Pontes e Chico Buarque souberam reconhecer o perene na tradição, transportando os valores que ela contém ao tempo que vivemos. Se Medéia é uma história de reis e feiticeiros, Gota dágua é uma história de pobres e macumbeiros. Na avaliação de Eduardo Francisco Alves, Chico Buarque e Paulo Pontes mostram “uma realidade que é toda nossa, mas que é também, por extensão, a realidade de todos os pequenos deste mundo, aqueles que sofrem na carne as contradições e as injustiças de uma sociedade sorridente, mas implacável com os seus humilhados e ofendidos”.

O texto apresenta nossa realidade, que é também, por extensão, a realidade de todos os oprimidos do mundo. Gota d'água é um clássico do nosso tempo .

A segunda é a versão do romano Sêneca (4 a.C. - 65 d.C.), terminada em 50 d.

LIVROS RELACIONADOS