A Decadência Tributária E A Supremacia Do Interesse Público

A Decadência Tributária E A Supremacia Do Interesse Público - Monte,Antônio de Pádua Marinho | Tagrny.org Temos o prazer de apresentar o livro. . Baixe o livro. em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Monte,Antônio de Pádua Marinho
DIMENSÃO
5,75 MB
NOME DO ARQUIVO
A Decadência Tributária E A Supremacia Do Interesse Público.pdf
ISBN
6613133397218

DESCRIÇÃO

A presente obra tem como temática o estudo da decadência tributária cotejada à luz dos valores e princípios constitucionais próprios de um Estado de Direito e que regem a atividade administrativa no Brasil. O objetivo geral será a análise da regra decadencial constante no artigo 173, II, do Código Tributário Nacional (CTN) à luz do princípio da supremacia do interesse público, cotejado com o valor constitucional da segurança jurídica, fundamental em um Estado de Direito, e com os princípios que regem a atividade administrativa no Brasil, tais como eficiência e moralidade. Quanto aos objetivos específicos, o autor intenta, inicialmente, analisar os princípios constitucionais que regem o Estado de Direito, especialmente o valor segurança jurídica e os princípios da moralidade, eficiência e supremacia do interesse público. Em seguida, se apresenta as formas de extinção do crédito tributário, com enfoque especial na decadência e na prescrição, distinguindo-as, bem como apresentando as regras especificas da decadência tributária, além de discorrer sobre sua importância, efeitos e natureza jurídica. Por fim, no terceiro Capítulo, será analisado minuciosamente o conteúdo normativo constante no art. 173, II, do CTN, bem como se verificará sua desarmonia com o real conceito de interesse público em um ambiente de Estado de Direito que tem como pilar fundamental a segurança jurídica, bem como os demais princípios norteadores da atividade administrativa, revelando a existência de reflexos negativos na aplicação da norma, a exemplos do prêmio pelo desacerto funcional e do desprestígio à moralidade e eficiência administrativas. No final do último capítulo será sugerida uma regra substitutiva à atual, visando depurá-la.Enfim, um contributo para o estudo crítico e mais aprofundado de um assunto que, embora seja bastante importante, é pouco explorado pela doutrina e jurisprudência pátria.

Faça seu login Ainda não possui cadastro? Cadastre-se aqui. Minha conta; Meus pedidos; Lista de Casamento; Sair Princípio da Supremacia do Interesse Público O princípio da supremacia do interesse público norteia as atitudes da Administração Pública para que atue em benefício da coletividade sempre que houver conflito com o particular.

SP e MG e Brasil como um todo. Tenho OAB/MG 141.711 e OAB/SP 445.733.

LIVROS RELACIONADOS