Prefeitos de Porto Alegre - Cotidiano e Administração da Capital Gaúcha Entre 1889 e 2012

Prefeitos de Porto Alegre - Cotidiano e Administração da Capital Gaúcha Entre 1889 e 2012 - Santos,Antônio Augusto Mayer dos | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Santos,Antônio Augusto Mayer dos
DIMENSÃO
4,37 MB
NOME DO ARQUIVO
Prefeitos de Porto Alegre - Cotidiano e Administração da Capital Gaúcha Entre 1889 e 2012.pdf
ISBN
1739560091275

DESCRIÇÃO

Este livro aborda o desenvolvimento dos 123 anos de poder republicano a partir de mandatos extensos, brevíssimas interinidades e substituições que se intercalaram na Chefia do Executivo porto-alegrense. Neste período, poucos cumpriram integralmente os seus períodos. Enquanto alguns declinaram do cargo para exercer funções estaduais ou federais, outros tiveram a sua administração interrompida por contingências políticas. O certo é que muitos são personalidades desconhecidas da maioria da população, identificados apenas através de nomes gravados em placas de praças, ruas ou avenidas. De outra parte, o trabalho valoriza a atividade política, mas não tem a pretensão de analisar as administrações ou as biografias estudadas, tampouco avaliá-las. Dele não se espere exaltações, críticas e muito menos o esgotamento do perfil biografado. Existem outros trabalhos para estas abordagens. A sua pretensão no ano que a Leal e Valerosa Cidade de Porto Alegre completa 240 anos de fundação é organizar e disponibilizar a cronologia daqueles que a governaram desde a Proclamação da República, sempre que possível resgatando suas principais informações biográficas, ações e iniciativas. Percorrer fatos históricos, instituições e equipamentos públicos pulverizados no tempo. Lançar novas luzes sobre os Prefeitos da capital dos gaúchos a partir de perfis contemporâneos e sem obediência a um estilo padronizado. Em suma: de forma leve e despretensiosa, viabilizar o acesso a informações e pesquisas.

... prefeitos de porto alegre - cotidiano e administraÇÃo da capital gaÚcha entre 1889 e 2012.

O cargo existe desde 1890, um ano após a Proclamação da República.. Nessa época, Porto Alegre era administrada pela Câmara Municipal. Categoria:Prefeitos de Porto Alegre.

LIVROS RELACIONADOS