O Brasil Como Destino - Raízes da Imigração Judaica Contemporânea Para São Paulo

O Brasil Como Destino - Raízes da Imigração Judaica Contemporânea Para São Paulo - Blay,Eva Alterman | Tagrny.org Leia o livro. direto no seu navegador. Baixe o livro. da existência em formato PDF, TXT, FB2 no smartphone. E muito mais em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Blay,Eva Alterman
DIMENSÃO
10,78 MB
NOME DO ARQUIVO
O Brasil Como Destino - Raízes da Imigração Judaica Contemporânea Para São Paulo.pdf
ISBN
9409454293214

DESCRIÇÃO

Os imigrantes judeus começaram a desembarcar no Brasil já no início do século 16, num movimento que prosseguiria até as primeiras décadas do século 20. A historiografia brasileira, porém, ignora sua existência: não há vestígios desses imigrantes nos livros escolares ou nos compêndios universitários. Nesta obra, a socióloga Eva Blay propõe-se resgatar essa longa trajetória. Ela reúne informações de pesquisa histórica e, de forma pouco usual, entrevistas com judeus que vivem no país. O livro reproduz relatos de imigrantes provenientes de 17 países – a maioria da Europa Ocidental – e de diferentes classes sociais, questionando o estereótipo do judeu rico e bem sucedido. A autora reconstrói os cenários da imigração ao longo dos tempos. De onde vieram os judeus que escolheram o Brasil como destino? Como e onde viviam anteriormente? Por que vieram? Ela conta que nos primeiros tempos chegaram judeus expulsos de Portugal e Espanha no começo do século 16 e os que procuravam escapar da Inquisição. Ao longo dos séculos 18 e 19, desembarcaram os fugitivos dos pogroms, do serviço militar escravizante, da segregação. No século 20, viriam os fugitivos do nazismo. No Brasil os imigrantes encontrariam situação incomparavelmente mais branda, segundo a autora, mas “cheia de armadilhas”. Para escapar à perseguição, muitos entre os primeiros que chegaram tornaram-se cristãos novos. E os que vieram mais tarde foram vítimas de preconceito.

Outras Sociologias Específicas Milhares de livros encontrados sobre Eva alterman blay o brasil como destino raizes da imigracao judaica contemporanea para sao paulo no maior acervo de livros do Brasil. Encontre aqui obras novas, exemplares usados e semi-novos pelos melhores preços e ofertas. Um expressivo recorte dessa longa saga compõe o livro O Brasil como destino: raízes da imigração judaica contemporânea para São Paulo, da socióloga Eva Alterman Blay, professora titular sênior da Universidade de São Paulo.

Encontre aqui obras novas, exemplares usados e semi-novos pelos melhores preços e ofertas. Um expressivo recorte dessa longa saga compõe o livro O Brasil como destino: raízes da imigração judaica contemporânea para São Paulo, da socióloga Eva Alterman Blay, professora titular sênior da Universidade de São Paulo. A obra foi publicada com apoio da FAPESP. O processo de imigração no Brasil começou a partir de 1850 com o fim do tráfico de pessoas escravizadas.

LIVROS RELACIONADOS