O Tronco Do Ipê

O Tronco Do Ipê - Alencar,José de | Tagrny.org Leia o livro. direto no seu navegador. Baixe o livro. da existência em formato PDF, TXT, FB2 no smartphone. E muito mais em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Alencar,José de
DIMENSÃO
5,22 MB
NOME DO ARQUIVO
O Tronco Do Ipê.pdf
ISBN
5668809507988

DESCRIÇÃO

“ – Perdoa, perdoa!O mais estranho era que as palavras saiam das entranhas da terra e rompiam do mesmo chão que eu pisava”. A sucessão da fazenda Nossa Senhora do Boqueirão encerra um segredo guardado zelosamente por Pai Benedito. Da sua revelação depende o futuro de Mário e Alice, ambos descendentes das duas últimas famílias de proprietários da fazenda. O tronco do ipê (1871), de José de Alencar, recupera a dinâmica social, os costumes e os festejos de uma próspera fazenda fluminense no período que antecede a Abolição e a Proclamação da República.

Sua altura é de 12 a 20 metros e seu tronco é tortuoso com diâmetro de 30 a 40 cm, com casca suberosa. Floresce durante os meses de agosto a setembro apenas. Tempo: O tempo acontece de forma cronológica.

Bem próximo, numa cabana, mora o negro Benedito, espécie de feiticeiro, que guarda o segredo da família. Mário, o personagem central, que viveu desde criança na fazenda, juntamente com a amiga Alice, descobre que o pai da moça, Joaquim, é o assassino de seu pai. O Tronco do Ipê Personagens Conclusão Mario, adolescente, herói, expõe a própria vida para salvar Alice, é a figura romântica central do livro, individualista.

LIVROS RELACIONADOS