De Mandelstam para Stálin

De Mandelstam para Stálin - Littell,Robert | Tagrny.org Leia o livro. direto no seu navegador. Baixe o livro. da existência em formato PDF, TXT, FB2 no smartphone. E muito mais em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Littell,Robert
DIMENSÃO
7,20 MB
NOME DO ARQUIVO
De Mandelstam para Stálin.pdf
ISBN
1152124473478

DESCRIÇÃO

Na primavera de 1934, em uma Rússia submissa ao terror stalinista e mergulhada na fome em massa causada pelas políticas de coletivização agrícola, quando a menor crítica ao ditador podia levar à prisão, tortura ou morte, a oposição declarada do grande poeta Óssip Mandelstam ao regime chega a um clímax. Arriscando a liberdade de sua arte, e da própria vida, Mandelstam compõe um ríspido epigrama — composição poética de 16 linhas — contra o ditador, na qual compara o todo-poderoso Joseph Stálin a um assassino implacável. Recitado secretamente a um grupo de amigos artistas, o poema circula clandestinamente até Stálin saber de sua existência, o que se torna, para muitos de seus contemporâneos, uma “sentença de morte”. Seis meses depois, o poeta era preso, morrendo em 1939. Comparado a John Le Carré pelo jornal britânico The Guardian por seus aclamados romances de espionagem situados na Guerra Fria, o escritor Robert Littell escreveu um romance comovente e corajoso, em que constrói um retrato fictício de um dos maiores poetas russos do século XX, acuado pelo governo de Stálin, e sua luta pela sobrevivência. Baseado em extensa pesquisa, Littell recria com inspiração e sensibilidade o cenário da vida artística, política e proletária da Rússia stalinista. Ao longo de sete anos, Littell revirou arquivos, enfrentou a poeira das fontes primárias, e entrevistou personagens-chave, como a viúva do poeta, Nadejda Mandelstam. Alternando as vozes de personagens fictícios e reais, como o próprio Mandelstam, sua dedicada esposa e os amigos poetas Boris Pasternak e Anna Akhmatova, DE MANDESLTAM PARA STÁLIN conta a jornada dolorosa do poeta pela prisão, tortura e exílio, por ter se atrevido a expor a sua verdade. “O autor conhece como poucos a cultura russa e soviética e se decide por uma narrativa forte, em caixa alta, com elementos épicos, de fundo ritmado, quase musical”, descreve o também poeta e ensaísta Marco Lucchesi na orelha do livro. Através da história do estranho fascínio entre o poeta e o ditador, este romance, considerado pelo Washington Post “uma obra brilhante, às vezes engraçada e em outras, dolorosa”, homenageia o incrível ato de rebeldia de Mandelstam e explora a complexidade de seu engajamento.

Leia avaliações reais e imparciais de nossos usuários sobre os produtos. De Mandelstam para Stálin, de Robert Littell *A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Depois de contar a história do desespero do artista russo, sobretudo daquele que não se adequava ao realismo socialista de Stálin-Jdanov, Schnaiderman escreve: "É bem conhecido o caso do grande poeta Óssip Mandelstam, que não desenvolvia nenhuma atividade política mais foi retirado em 1934 de uma casa de repouso (sofria de crises nervosas) e preso por causa de um poema sobre Stálin ... Compre De Mandelstam para Stálin, de Robert Littell, no maior acervo de livros do Brasil. As mais variadas edições, novas, semi-novas e usadas pelo melhor preço. Depois de contar a história do desespero do artista russo, sobretudo daquele que não se adequava ao realismo socialista de Stálin-Jdanov, Schnaiderman escreve: "É bem conhecido o caso do grande poeta Óssip Mandelstam, que não desenvolvia nenhuma atividade política mais foi retirado em 1934 de uma casa de repouso (sofria de crises nervosas) e preso por causa de um poema sobre Stálin ... De mandelstam para stálin - Record com as melhores condições você encontra no site do Magalu.

Na primavera de 1934, ... Recitado secretamente a um grupo de amigos artistas, o poema circula clandestinamente até Stálin saber de sua existência, o que se torna, para muitos de seus contemporâneos, uma "sentença de morte". De Mandelstam Para Stálin [Robert Littell] on Amazon.com.au.

LIVROS RELACIONADOS