A Mente No Mundo Moderno - Col. Abertura Cultural

A Mente No Mundo Moderno - Col. Abertura Cultural - Trilling,Lionel | Tagrny.org Leia o livro. direto no seu navegador. Baixe o livro. da existência em formato PDF, TXT, FB2 no smartphone. E muito mais em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Trilling,Lionel
DIMENSÃO
10,26 MB
NOME DO ARQUIVO
A Mente No Mundo Moderno - Col. Abertura Cultural.pdf
ISBN
5566191117740

DESCRIÇÃO

Nessa obra, Trilling denuncia a fragmentação do saber, a especialização excessiva, o descrédito do próprio conceito de mente, o irracionalismo crescente, de um lado, e o cientificismo, de outro – em síntese, o cinismo e o niilismo intelectual. Literatura, filosofia, história, educação e política são tratados de maneira tão entrelaçada que mal se pode separar uma coisa da outra – o autor encarna em sua própria fala a complexidade da experiência humana e o ideal de uma formação humanística.Embora pequeno em volume, esse é um “grande livro”: traz o discurso que Trilling fez durante a primeira Conferência Jefferson de Humanidades, em 1972. O Prêmio Jefferson em Humanidades é a mais alta honraria que o governo federal dos Estados Unidos confere a contribuições intelectuais notáveis no campo das humanidades, e Lionel Trilling foi o primeiro a receber tal honraria, que, mais tarde, seria conferida a intelectuais tão notáveis quanto Saul Bellow (1977), Walker Percy (1989), Bernard Lewis (1990), Gertrude Himmelfarb (1991), John Updike (2008) e Martin Scorsese (2013), entre outros.

Sinopse. Em "A Mente no Mundo Moderno", Lionel Trilling denuncia a fragmentação do saber, a especialização excessiva, o descrédito do próprio conceito de mente, o irracionalismo crescente, de um lado, e o cientificismo, de outro - em síntese, o cinismo e o niilismo intelectual. A Mente no Mundo Moderno. Texto curto, arrebatador e, até certo ponto, profético (foi escrito em 1972 mas continua atualíssimo).

A representação não "copia" a informação interpreta-a. A informação em si - não possui qualquer significado, e para que a representação possa ser útil, para se compreender qualquer relação interior/exterior ... A mente, por outro lado, não é algo material.

LIVROS RELACIONADOS