Periferias

Periferias - Quiroga,Carlos | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Quiroga,Carlos
DIMENSÃO
8,43 MB
NOME DO ARQUIVO
Periferias.pdf
ISBN
1313967236171

DESCRIÇÃO

Em seu romance "Periferias", vencedor do Prêmio Carvalho Calero, o único do país a considerar obras produzidas em língua portuguesa, Quiroga narra com fluência, crítica e criatividade três viagens a partir de pontos e épocas distintas. Na primeira viagem, em 1499, um negro do Manicongo fascinado pelos portugueses, aprende seu idioma e parte nas caravelas para auxiliar a tripulação a conversar com os nativos e com a missão de fazer um diário das viagens. Sua única ambição, entretanto, é conhecer a tão falada Lisboa e depois de longas temporadas no mar, passando por ilhas, idas e voltas às tribos, finalmente chega a Portugal, mas doente é abandonado à sua própria sorte, porém, isto não importa, pois percebe que além de exóticos, os negros não passavam de escravos dominados pelo poderio português. Corte para 500 anos depois. Em 1999 um estudante galego, apaixonado por motocicletas e pelas músicas de Caetano Veloso, cria um roteiro e parte da Galiza para o lugar alquímico e sonhado, Lisboa, para fazer um curso de férias em uma universidade portuguesa. Num ambiente futurista, cem anos depois, em 2099, uma jovem brasileira, residente nos EUA, para fugir da superficialidade da tecnologia, do sistema, vive da cultura marginal e vai a Lisboa em busca de uma flauta transversal construída por Bohen e que revolucionou este instrumento. Entretanto, durante a viagem o contato com a língua de seu pai, a língua portuguesa, tornou a viagem um marco que a fez resgatar origens e voltar para o Brasil. Embora as três viagens aparentemente não tenham ligação e possam ser lidas independentes, no final - surpreendente -, descobrimos a ligação entre os três personagens e resvalamos numa convergência geográfica e lingüística, que fazem do Brasil o ponto de sobrevivência do patrimônio comum dos personagens: a Língua Portuguesa.

Exemplos: "A minha namorada vive na periferia: todos os dias, viajo duas horas de comboio para a ver", […] Significado de periferia. O que é periferia: O termo refere-se às zonas de uma cidade que estão em torno do centro histórico; os subúrbios de uma cidade ou, ainda, os municípios que circundam um núcleo metropolitano central. Significado de Periferias no Dicio, Dicionário Online de Português.

No entanto, pode-se viver em países de antiga tradição cristã, ... Periferia ou Periferias pode referir-se a: Subúrbio ou favela; Periferia (álbum) Periferias da Grécia, as 13 subdivisões subnacionais do país, equivalentes a regiões. Ver também.

LIVROS RELACIONADOS