Práticas E Representações Femininas: do Catolicismo À Cultura Letrada

Práticas E Representações Femininas: do Catolicismo À Cultura Letrada - Patrícia Carla de Melo Martins | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Patrícia Carla de Melo Martins
DIMENSÃO
4,42 MB
NOME DO ARQUIVO
Práticas E Representações Femininas: do Catolicismo À Cultura Letrada.pdf
ISBN
5180723898962

DESCRIÇÃO

Este livro constitui em uma discussão sobre o comportamento feminino difundido no Brasil por intermédio da educação. As vinculações entre o processo educacional e os interesses da elite intelectual abordadas são sugestivas de sua aproximação com o paradigma ‘civilizatório’ europeu. O catolicismo, o positivismo, o romantismo e o determinismo biológico atrelado à medicina convergiam na interpretação da posição da mulher na sociedade. Nesse contexto, os intelectuais atribuíam a moral e os bons costumes de uma sociedade ao modelo familiar em que as mulheres se posicionavam exclusivamente como esposas, donas-de-casa e mães de família. No Brasil, o catolicismo teve papel fundamental na propagação desse modelo, na medida em que embasou a educação feminina. Trata-se de uma educação teológica que colaborou também para a difusão de antagonismos socioculturais frente à secularização da sociedade, promovida por outros segmentos educacionais e culturais, partidários do republicanismo democrático.

Representações e Práticas de Turismo - Col. Cultura & Política.

Entre aulas de Doutrina Cristã, ... Práticas e representações femininas faz dos fatos históricos uma compreensão da posição feminina na sociedade no passado e no presente. prÁticas e representaÇÕes femininas do catolicismo À cultura letrada: o modelo civilizatÓrio europeu sobre o brasil, no inÍcio do sÉculo xx O feminino e a música católica: entre práticas e representações * The feminine and the catholic music: between practices and representations Efeminado e feminino foram expressões recorrentes em documentos e escritos teológicos que procuraram disciplinar as práticas musicais na Igreja Católica Romana, caracterizando a degeneração do caráter por meio da música. Silvana Mota-Ribeiro Ser Eva e dever ser Maria paradigmas do feminino no Cristianismo Mota-Ribeiro, S.

LIVROS RELACIONADOS