Escola e Movimento Social - Experiências Em Curso No Campo Brasileiro

Escola e Movimento Social - Experiências Em Curso No Campo Brasileiro - Vendramini,Celia Regina Machado,Ilma Ferreira | Tagrny.org Leia o livro. direto no seu navegador. Baixe o livro. da existência em formato PDF, TXT, FB2 no smartphone. E muito mais em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Vendramini,Celia Regina Machado,Ilma Ferreira
DIMENSÃO
12,78 MB
NOME DO ARQUIVO
Escola e Movimento Social - Experiências Em Curso No Campo Brasileiro.pdf
ISBN
5060660302047

DESCRIÇÃO

A originalidade desta coletânea reside no fato de que ela resulta da trajetória de cada autora e autor no duplo papel de intelectual militante da construção teórica concomitante à vivência concreta com o movimento social mais avançado do campo, o MST. Disto resulta que o foco da coletânea é o de como um sujeito social coletivo MST na luta pela terra e, a partir dela, pelo conjunto de direitos básicos, sociais e subjetivos, vai construindo um novo ser social, uma ontologia livre da alienação, uma outra escola, currículo e relação entre trabalho e educação: Que sujeito é este que se move no campo brasileiro? Que educação é esta que procura realizar? E por que, de forma contundente, busca a afirmação de um novo jeito de viver, de uma sociedade que supere as contradições e desigualdades sociais? Na vivência com as lutas e práticas do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, as autoras e autores dos textos, a partir de seu espaço de docentes universitários, estabelecem uma relação mútua de aprendizado, cimento fundamental na luta contra o sistema capitalista. O sentido maior desta relação, sublinhado por Raymond Willians, é de “aprender e ensinar uns aos outros as conexões que existem entre formação política e econômica e, talvez, mais difícil, formação educacional e formação de sentimentos e de relações, que são os nossos recursos em qualquer forma de luta”.

Escola e Movimento Social: Experiencias em Curso no Campo Brasileiro Escola e Movimento Social. Experiências em Curso no Campo Brasileiro | Célia Regina Vendaramini | ISBN: 9788577431908 | Kostenloser Versand für alle Bücher mit Versand und Verkauf duch Amazon. Os movimentos sociais do campo são aqueles que envolvem o campesinato, isto é, os trabalhadores rurais.

É certo que esse processo se iniciou ... Em entrevista ao Promenino, a professora e pesquisadora da Universidade de Brasília, Eliene Novaes Rocha, afirmou que a infraestrutura é importante para as 66,7 mil escolas do campo no Brasil (número aproximado de 2014, segundo o Censo Escolar), mas o que predomina é "um conjunto de ausências". "É por isso que os movimentos sociais defendem uma política nacional de educação do ... Para acompanhar suas transformações em 2020, a Nova Escola também se transformou.

LIVROS RELACIONADOS