Teoria da História - Os Primeiros Paradigmas - Positivismo e Historicismo - Vol. II

Teoria da História - Os Primeiros Paradigmas - Positivismo e Historicismo - Vol. II - D' Assunção Barros,José | Tagrny.org Temos o prazer de apresentar o livro. . Baixe o livro. em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
D' Assunção Barros,José
DIMENSÃO
12,48 MB
NOME DO ARQUIVO
Teoria da História - Os Primeiros Paradigmas - Positivismo e Historicismo - Vol. II.pdf
ISBN
9102476463953

DESCRIÇÃO

 Neste segundo volume da série Teoria da História discute-se a instituição da historiografia científica no século XIX e seus desdobramentos nos dias de hoje, ao mesmo tempo em que são apresentados e discutidos em pormenor Os primeiros paradigmas: Positivismo e HIstoricismo. Um contraste entre estes dois modos distintos de conceber a História, que já surgem nos primeiros momentos de estabelecimento da historiografia científica, permite compreender mais claramente a especificidade da História como uma ciência humana multiparadigmática, isto é, uma ciência capaz de produzir distintas concepções sobre o seu próprio fazer e sobre as suas basesteóricas fundamentais. O esclarecimento sobre as bases fundamentais de cada uma destes paradigmas termina por levar ao exame de suas origens e heranças pregressas - como, por exemplo, os desdobramentos da concepção iluminista do século XVIII na historiografia positivista que se redefine no século XIX - e também a compreender cada um destes campos paradigmáticos como um universo em mutação, dando a perceber, por exemplo, como o Historicismo se renova no século XX diante das novas questões que lhe são colocadas pela sua própria época. É assim que, ao lado de uma atenta discussão sobre o Positivismo eo Historicismo, o livro aborda questões que seguem como desafios atuais: o jogo entre Objetividade e Subjetividade na pesquisa e escrita historiográficas; a rediscussão sobre o Relativismo; os elementos que permitem redefinir a História como ciência específica, com métodos e finalidades prórpias. O que é um fato histórico? Pode o historiador almejar a produção  de um conhecimento imparcial? Até que ponto é possível reuperar a verdade histórica? Deve o historiador engajar-se nas nas lutas sociais de sua época? Como cada Presente reconstrói o Passado, através do laborioso trabalho dos historiadores? Como estes lidam com o Tempo e com as possibilidades narrativas? Questões como estas são discutidas com vistas a aprofundar uma compreensão sobre o que é própria História.

Positivismo e Historicismo - Volume II (Em Portuguese do Brasil) Primeiramente o autor divide a Teoria da História em três direções: a primeira seria aquela mais geral, ou seja, o "campo de estudos que examina todos os aspectos teóricos envolvidos na produção do conhecimento histórico"; a segunda, Teoria da História II, mais voltadas às "grandes correntes de concepção da História no interior de cada paradigma (ex: variações do Positivismo ... 15 José D'Assunção Barros Teoria da História - volume II Os três traços acima indicados como essenciais do pensamento historicista mais completo são, ainda, beneficiados por uma 'perspectiva particularizante' que se torna bastante típica do Historicismo, por oposição à 'perspectiva generalizante' que era característica tanto da maior parte do Iluminismo do século XVIII ... Teoria da História Os primeiros paradigmas: positivismo e ... Grupos 0; Resenhas 0; Leitores 58; Similares 13; Ofertas; Leia online (PDF) Vídeos - Teoria da História - vol.

II: Os primeiros paradigmas: positivismo e historicismo. Compre o livro Teoria Da História, Vol. Ii de Jose D'Assunção Barros em Bertrand.pt.

LIVROS RELACIONADOS