Revista Discurso - Nº 37 - Música e Filosofia

Revista Discurso - Nº 37 - Música e Filosofia - Usp,Dept. De Filosofia | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Usp,Dept. De Filosofia
DIMENSÃO
3,79 MB
NOME DO ARQUIVO
Revista Discurso - Nº 37 - Música e Filosofia.pdf
ISBN
6520853749122

DESCRIÇÃO

A revista Discurso traz, em seu número 37, um texto inédito de Antonio Candido, "Da importância de não ser filósofo", sobre o professor de filosofia Jean Maugüé, integrante da Missão Francesa que ajudou a construir a Universidade de São Paulo e que, ao contrário de nomes como Lévi-Strauss e Fernand Braudel, não se tornou célebre ao retornar para a Europa. Para o crítico literário, no entanto, Maugüé foi igualmente fundamental para os jovens estudantes da USP que, como ele, Candido, não desejavam ser filósofos.O tema central da edição é a relação entre a música e filosofia. Por meio dos conceitos desenvolvidos desde os antigos filósofos, como Platão, até os críticos do século XX, como Adorno, a música é interpretada desde o silêncio até a palavra - para Nietzsche, que tem um fragmento traduzido para esta edição, "a música de cada povo começa inteiramente em aliança com a lírica e, muito tempo antes de se poder pensar em uma música absoluta, ela percorre nessa união os mais importantes degraus de sua evolução".A revista conta ainda neste número com colaborações de Jorge de Almeida ("Filosofia da música e crítica musical em Theodor Adorno"), Vladimir Safatle ("Fetichismo e mimesis na filosofia da música adorniana") e Roosevelt Araújo da Rocha Júnior ("Música e Filosofia em Platão e Aristóteles"), entre outros.

Mediante esse exercício, também se refletirá sobre o estatuto da música em relação à ideia de filosofia presente nas obras desses autores. A revista Discurso traz, em seu número 37, um texto inédito de Antonio Candido, Da importância de não ser filósofo , sobre o professor de filosofia Je Revista Discurso - Nº 37 - Música e Filosofia - Saraiva A revista Discurso traz, em seu número 37, um texto inédito de Antonio Candido, "Da importância de não ser filósofo", sobre o professor de filosofia Jean Maugüé, integrante da Missão Francesa que ajudou a construir a Universidade de São Paulo e que, ao contrário de nomes como Lévi-Strauss e Fernand Braudel, não se tornou célebre ao retornar para a Europa. Compre Revista Discurso N. 37 - Musica e Filosofia, de Antonio Candido e Outros, no maior acervo de livros do Brasil.

Pedro Paulo Pimenta, Prof. Sérgio Cardoso [Editor convidado] e Prof.ª Silvana de Souza Ramos [Editora convidada] Formação discursiva e discurso em Michel Foucault Discursive training and speech and Michel Foucault Sara Dionizia Rodrigues de Azevedo1 Resumo: O presente artigo discorrerá sobre os conceitos de formação discursiva e discursos nos textos Arqueologia do saber (1969) de Paul Michel Foucault Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento (1966),no intuito de analisar a ... Na edição especial da Revista Nova Escola (v.

LIVROS RELACIONADOS