Resolução Consensual de Conflitos Ambientais

Resolução Consensual de Conflitos Ambientais - Porto, Antônio José Maristrello Sampaio,Rômulo S. R. Oliveria,Érica Diniz Pavão,Bianca Borges Medeiros | Tagrny.org Leia o livro. direto no seu navegador. Baixe o livro. da existência em formato PDF, TXT, FB2 no smartphone. E muito mais em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Porto, Antônio José Maristrello Sampaio,Rômulo S. R. Oliveria,Érica Diniz Pavão,Bianca Borges Medeiros
DIMENSÃO
7,57 MB
NOME DO ARQUIVO
Resolução Consensual de Conflitos Ambientais.pdf
ISBN
6730049259931

DESCRIÇÃO

Casos ambientais são considerados, em sua grande maioria, como difíceis à luz da teoria da “nova” interpretação constitucional, típica de uma sociedade mais complexa, plural e de risco. Diante da jurisdição de uma Carta Constitucional multifacetada, como a brasileira, a preservação do meio ambiente deve conviver de forma harmônica com diversos outros direitos e interesses. Na prática, essa harmonização nem sempre é pacífica. Pelo contrário, é repleta de desafios e recheada de embates naturais ao processo de acomodação e consolidação de direitos. Atento a esses desafios, o MPMG lançou iniciativa pioneira para tentar compor, via negociação, conflitos ambientais complexos.Desde a sua concepção foram diversos os casos submetidos ao Núcleo de Resolução de Conflitos. Frutíferos resultados começaram a aparecer. A equipe de pesquisadores do CDMA percebeu que havia nessa iniciativa um grande potencial de pesquisa aplicada para entender os reais ganhos de eficiência da composição negocial de conflitos de natureza ambiental.O mote para o desenvolvimento desta pesquisa consistiu na percepção da importância do trabalho pioneiro desenvolvido neste campo pelo NUCAM/MPMG. A partir de uma nova perspectiva que não encontra no Judiciário caminho preferencial, a pioneira iniciativa do MPMG subsidiou o trabalho com material empírico para a elaboração de uma obra diferente das produções já existentes sobre esta mesma temática, usualmente limitadas, no campo do Direito, a reflexões teórico-conceituais.A pesquisa realizada resultou nesta obra, fruto da coautoria de professores e pesquisadores das áreas do direito, economia e geografia, com a colaboração de técnicos de distintas áreas das ciências ambientais que participaram direta ou indiretamente pelo NUCAM/MPMG. Isso se reflete na forma como o trabalho é apresentado: seleção de variáveis, cruzamento de dados, apresentação de gráficos, concepção de questionários e transcrições de entrevistas enriquecem e diferenciam esta obra de outras que usualmente se debruçam sobre seleção de hipóteses, construção de correlações e apresentação de consequências jurídicas.

OS CONFLITOS AMBIENTAIS Os conflitos ambientais dispondo a respeito de interesses coletivos ou difusos, cujos danos em grande parte são transfronteiriços e invisíveis, afetando vários a) Resolução 125, de 2010, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) - a qual dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, e a necessidade de se consolidar uma política pública permanente de incentivo e aperfeiçoamento dos mecanismos consensuais de solução de litígios, através de uma "Política ... MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS AMBIENTAIS À LUZ DO ATUAL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E DO EFETIVO ACESSO À JUSTIÇA. Claudney Jerferson Soares Broglio.

As modalidades de resolução consensual de conflitos entre o Estado e a sociedade são formas de canalizar conflitos, aproveitando seu aspecto positivo. e.

LIVROS RELACIONADOS