Leia o livro. direto no seu navegador. Baixe o livro. da existência em formato PDF, TXT, FB2 no smartphone. E muito mais em tagrny.org.
Parte substantiva da geração de valor público– bens e serviços públicos – tem sua produçãointensiva em pessoas. A gestão estratégicade pessoas assume centralidade ao abordaros assuntos de forma integrada, consistentecom o serviço público e capaz de promovera produção de significado que facilite aapropriação dos conceitos fundamentais dessaárea do conhecimento gerencial. A gestãode pessoas é abordada a partir das noçõesde alinhamento estratégico, do pensá-lassistemicamente, entendê-las como dimensãocentral das organizações e da sociedade, doreconhecê-las como elemento essencial e oconhecimento como recurso fundamental paraa produção de valor público, e da assunção deum horizonte temporal de longo prazo paraa condução das ações e políticas públicas.Reconhecidamente complexo, o recorte detratamento do tema escapa à reprodução de arquiteturas bibliográficas já existentes nocampo, tratando a gestão de pessoas a partirde três dimensões principais e articuladas: agestão de pessoas como área da organização(visão funcional); a gestão de pessoas comofunção gerencial (visão de processos); e aperspectiva que deposita sobre as pessoas– os agentes públicos – o valor central daorganização pública. Reconhece a influênciados conceitos e das tecnologias de gestão depessoas produzidos no exterior e no setorprivado, destacando as suas especificidadese implicações para o setor público. Constituireferencial analítico para a compreensão defenômenos transversais à organização pública,não se esgotando em fontes da área de gestãode pessoas ou da administração, alcançandooutros campos do conhecimento, tais como asociologia, a ciência política, a economia e odireito.
- Belo Horizonte : Fórum, 2020. 396p.; 14,5cm x 21,5cm ISBN: 978-85-450-0714-2 1.
as mudanças por que passou a área de recursos humanos no setor público, especialmente a valorização do processo contínuo de formação e desenvolvimento das pessoas para o trabalho.
A gestão de pessoas no setor público vivenciou profundas transformações, principalmente após a década de 1990, quando adota uma perspectiva estratégica orientada para resultados.
Bacharelado em Administração Pública Gestão de Pessoas no Setor Público 12 Módulo 5 Taylor nos Estados Unidos, e Henri Fayol na França, resultando no movimento da Administração Científica, cujo objetivo era atribuir cunho científico às atividades administrativas das organizações da época.
Gestão estratégica de pessoas no Setor Público / Sandro Trescastro Bergue. 2.