O Massacre - Eldorado Do Carajás - Uma História De Impunidade

O Massacre - Eldorado Do Carajás - Uma História De Impunidade - Neopomuceno,Eric | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Neopomuceno,Eric
DIMENSÃO
8,67 MB
NOME DO ARQUIVO
O Massacre - Eldorado Do Carajás - Uma História De Impunidade.pdf
ISBN
8659890987636

DESCRIÇÃO

Relatos reais da tragédia que parou o Norte do Brasil nos anos 90. O massacre narra os fatos que antecederam uma das mais marcantes matanças da história contemporânea do país. No dia 17 de abril de 1996, ocorreu uma marcha pacífica do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra –, que tinha como objetivo reivindicar a situação trabalhista daqueles presentes e as leis impostas sobre terras já naquela época. A marcha ocorreu no Pará, no município de Eldorado do Carajás, quando ainda no evento a polícia foi chamada. Em uma ação desastrosa – e, ao que parece, deliberada –, os policiais reagiram com truculência desproporcional, matando dezenove trabalhadores e deixando vários outros gravemente feridos. Brilhante e minucioso trabalho de reportagem do jornalista Eric Nepomuceno, aobra compila diferentes episódios, relata os instantes de pânico vividos pelos trabalhadores e suas famílias durante a chacina, e trata também dos momentos posteriores ao ocorrido, como, por exemplo, os seguidos julgamentos cheios de decisões questionáveis, que, até o momento da publicação do livro, não tinham garantido justiça às vítimas.Passados tantos anos, aquele massacre corre o grave risco de ser esquecido. Ainda de acordo com o site do MST, os responsáveis pelo crime até hoje não foram punidos. A razão deste livro ter sido escrito, diz o autor, é “soprar as brasas da memória para impedir que se tornem cinzas mortas”.

Sob o comando do coronel Mario Colares Relatos reais da tragédia que parou o Norte do Brasil nos anos 90. O massacre narra os fatos que antecederam uma das mais marcantes matanças da história contemporânea do país.No dia 17 de abril de 1996, ocorreu uma marcha pacífica do MST Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra , que tinha como objetivo O massacre narra os fatos que antecederam uma das mais marcantes matanças da história contemporânea do país.

O município é lembrado pelo massacre que ocorreu em 1996, quando 19 sem-terra foram assassinados por tropas da Polícia Militar do Estado do Pará Neste livro, Eric Nepomuceno apresenta a história do massacre de Carajás, uma das mais marcantes matanças da história contemporânea do Brasil. Em 17 de abril de 1996, dezenove trabalhadores rurais foram mortos em Eldorado do Carajás, no Pará, com uma brutalidade que o autor só havia visto durante a cobertura da guerra civil de El Salvador, entre 1979 e 1983. Neste livro, Eric Nepomuceno apresenta a história do massacre de Carajás, uma das mais marcantes matanças da história contemporânea do Brasil.

LIVROS RELACIONADOS