O Conceito de História - Col. História e Historiografia

O Conceito de História - Col. História e Historiografia - Meier,Christian Günther,Horst Engels,Odilo | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Meier,Christian Günther,Horst Engels,Odilo
DIMENSÃO
5,30 MB
NOME DO ARQUIVO
O Conceito de História - Col. História e Historiografia.pdf
ISBN
8020359889981

DESCRIÇÃO

Este livro apresenta a tradução do verbete “Geschichte, Historie”, retirado de um clássico contemporâneo da História e da Historiografia: os Geschichtliche Grundbegriffe, obra de referência sobre a história dos conceitos no espaço cultural alemão, editada por Otto Brunner, Werner Conze e Reinhart Koselleck. Apresentado aqui pela primeira vez ao leitor brasileiro em sua extensão original, “O Conceito de História” foi escrito por Christian Meier, Odilo Engels, Horst Günther e Reinhart Koselleck. Seu fio condutor são as transformações desse termo até a modernidade. A palavra “história”, cujo primeiro registro conhecido remonta a Heródoto, no século V a.C., é um patrimônio de diferentes culturas ocidentais que há quase 2.500 anos é cultivado, expandido e ressignificado. O estudo acompanha de perto essa longa trajetória, analisando os usos do termo e as concepções de história vigentes na Antiguidade Clássica, os rearranjos semânticos decorrentes de sua absorção no horizonte cultural cristão, os diferentes gêneros historiográficos medievais, bem como as reconfigurações do pensamento histórico sob os influxos do Renascimento, da Reforma e das transformações que deram origem ao mundo contemporâneo.

O estudo da história implica três conceitos diferentes, mas que tendem a ser confundidos entre si: a historiografia (o conjunto de técnicas e de ... RODRIGUES, T. DE O.

A história é a disciplina que estuda os acontecimentos relevantes, assim com suas causas e conseqüências. A história é a ciência social que estuda o passado da humanidade. Por outro lado, a palavra é usada para se referir ao período histórico que começa com o aparecimento da escritura e também para fazer referência ao próprio passado..

LIVROS RELACIONADOS