O Novo Princípio Pessoa

O Novo Princípio Pessoa - Possenti,Vittorio | Tagrny.org Leia o livro. direto no seu navegador. Baixe o livro. da existência em formato PDF, TXT, FB2 no smartphone. E muito mais em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Possenti,Vittorio
DIMENSÃO
10,55 MB
NOME DO ARQUIVO
O Novo Princípio Pessoa.pdf
ISBN
2224119168541

DESCRIÇÃO

O nascimento da ideia de pessoa representou uma virada na história universal: o "princípio pessoa" integra e, de certo modo, dá fundamento ao "princípio responsabilidade" (Jonas) e ao "princípio esperança" (Bloch). O personalismo, que no século XX constituiu uma grande perspectiva em nível jurídico e político, está em risco pela dissolução materialista do humanismo. Precisamos de uma perspectiva fundamental, ontológica e ética, para não perder o rumo e para enfrentar os desafios deste tempo. Desafio político: o ser humano pode ser produzido por uma antropotécnica genética? Desafio da paz: se não deve haver guerras (Kant), o princípio pessoa pode gerar uma nova ordem e uma globalização política para além dos Estados? Desafio antropológico: não será talvez a noção de pessoa tão politicamente relevante quanto a ética?

Preço a vista: R$ 54,00 ... O princípio da dignidade da pessoa humana se refere à garantia das necessidades vitais de cada indivíduo, ou seja, um valor intrínseco como um todo. É um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito, nos termos do artigo 1º, III da Constituição Federal, sendo fundamento basilar da República..

Dentre eles, o que se faz objeto deste artigo e que certamente em minha opinião é o mais importante: o princípio da dignidade humana. Afinal, o que o texto afirma no grego em que foi escrito, é que a primeira coisa a existir era o logos. E os escoliastas ficam até hoje batendo cabeça pra entender o que exatamente os filósofos, e depois os autores neotestamentários, queriam dizer com isso.

LIVROS RELACIONADOS