A Literatura em Perigo

A Literatura em Perigo Temos o prazer de apresentar o livro. . Baixe o livro. em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
DIMENSÃO
8,77 MB
NOME DO ARQUIVO
A Literatura em Perigo.pdf
ISBN
1472334148412

DESCRIÇÃO

O prazer das letrasEm ensaio autobiográfico com nuances de linguística e história cultural, escritor revela volúpia literária O impacto das palavras abalou a infância de um menino búlgaro de tal maneira que ele não conseguiu mais largá-las. Era a literatura mostrando ao ainda pequeno Tzvetan Todorov suas garras, seu poder visceral nas histórias dos irmãos Grimm, de Hans Christian Andersen, de Victor Hugo em Os miseráveis, e de obras como Tom Sawyer. Em uma narrativa deliciosa que mescla experiências autobiográficas com referências do pensamento literário e de grandes obras universais, Todorov faz uma prosa despretensiosa, uma conversa com o leitor, na qual se destaca sua destreza como contador de histórias e ao mesmo tempo como crítico e pensador do campo das linguagens. A edição é enriquecida com textos de Caio Meira, que além da tradução assina o texto de apresentação do livro, e de Jorge Coli, crítico de arte. Ambos enfocam o caráter múltiplo do ensaio de Todorov e apresentam conexões da literatura com outras artes e com o ensino de literatura nos bancos escolares. Cuidado: Dostoievski em mãos Todorov não é o único a “reclamar” as façanhas que prega a literatura e seus desdobramentos na vida dos leitores. Alguns se veem perseguidos ou subjugados para sempre por histórias de Dostoiesvki, Kafka, Baudelaire, Oscar Wilde, Cervantes, e personagens emblemáticos como o príncipe Míchkin e Ema Bovary. O crítico cultural e escritor norte-americano Lee Segal, em artigo publicado em 2008 na prestigiada New Yorker, ressalta com humor impagável os “danos” – muitas vezes irreparáveis – que a literatura causa nas pessoas. Com caráter simbiótico, o livro cumpre um papel raro no campo da teoria literária – o de retratar assuntos densos, com pontos de contato entre várias formas de arte, escritos com leveza e prazer, sem perder o peso que carregam. A literatura em perigo é um livro com opinião. Todorov exala a fertilidade e o sentido à existência que os livros são capazes de imprimir.

Log In with Facebook Log In with Google Sign in with Apple. or.

As mais variadas edições, novas, semi-novas e usadas pelo melhor preço.‎ Publicado em 14/01/2020 A literatura em perigo Em seu mais recente livro de ensaios, a professora e crítica Leyla Perrone-Moisés fala sobre a perda de relevância da literatura no meio cultural e de como grandes autores de nosso tempo lutam contra esse cenário Luiz Rebinski Foto: Renato Parada Patrícia Silva de Lima Em A literatura em perigo, Tzvetan Tordorov analisa a idéia muito propalada de que a literatura não fala sobre o mundo, mas a respeito de si mesma, ou seja, propõe uma abordagem desinteressante, que torna a literatura um objeto não-atrativo.Ao expor essa situação, Tordorov afirma que a literatura está sob ameaça, em detrimento da hipervalorização do ... Em seu livro "A literatura em perigo" (2007), Tzvetan Todorov esboça um breve inventário sobre sua trajetória enquanto leitor e crítico literário e persegue, quase que arqueologicamente, a história dos olhares sobre a literatura ocidental para poder propor, primeiramente a si próprio e depois a seus leitores, uma nova abordagem da literatura, considerando principalmente aquilo que ... A LITERATURA EM PERIGO de Tzvetan TodorovPáginas : 96 Em ensaio autobiográfico com nuances de linguística e história cultural, escritor revela volúpia literáriaO impacto das palavras abalou a infância de um menino búlgaro de tal maneira que ele nã... A literatura em perigo é um livro com opinião. Todorov exala a fertilidade e o sentido à existência que os livros são capazes de imprimir.

LIVROS RELACIONADOS