Habermas - Razão e Racionalização

Habermas - Razão e Racionalização - Bolzan,Jose | Tagrny.org Temos o prazer de apresentar o livro. . Baixe o livro. em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Bolzan,Jose
DIMENSÃO
5,81 MB
NOME DO ARQUIVO
Habermas - Razão e Racionalização.pdf
ISBN
4826011477300

DESCRIÇÃO

Na pós-modernidade o deslocamento paradigmático do horizonte de fundamentação da razão para o âmbito do discurso implica na reabilitação da dinâmica interativa, subjacente desde sempre como pano de fundo das ações humanas, prenunciando que a razão não se esgota na instrumentalidade moderna. Em contraposição ao caráter monológico da subjetividade moderna, a Racionalidade Comunicativa, articulada pela processualidade dialógica, fecunda a ação a partir da intersubjetividade, possibilitando a renovação da tradição, o estabelecimento da solidariedade e a socialização.

Bem-vindo à melhor rede social de livros do Brasil (modéstia a parte. ;)! Tudo aqui gira ao redor da literatura, seja ela nacional ou estrangeira.

Jürgen Habermas será o autor que buscará enfrentar os fantasmas detectados por Weber, Adorno e Horkheimer nos processos de racionalização societária. Estes autores mostraram em suas análises, o processo pelo qual o Iluminismo que, na forma da razão científica, surgiu no séc. Ciências, Humanidades e Letras O conceito de razão em Habermas Hélio Pereira Lima* e-mail: [email protected] Resumo A razão comunicativa é a pedra de toque da filo-sofia de Habermas.

LIVROS RELACIONADOS