O que É História Cultural ?

O que É História Cultural ? - Burke,Peter | Tagrny.org Leia o livro. direto no seu navegador. Baixe o livro. da existência em formato PDF, TXT, FB2 no smartphone. E muito mais em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Burke,Peter
DIMENSÃO
8,51 MB
NOME DO ARQUIVO
O que É História Cultural ?.pdf
ISBN
3003828227778

DESCRIÇÃO

O que é história cultural? A pergunta, formulada há mais de um século, até hoje não obteve resposta satisfatória. Sem a pretensão de esgotar um tema tão complexo, o autor procura explicar a emergência, a partir da década de 1970, dos aspectos culturais do comportamento humano como centro privilegiado do conhecimento histórico, o que ele chama de virada cultural.Esse modo de compreender a história resultou em um certo abandono dos esquemas teóricos generalizantes, com a valorização de grupos particulares, em locais e períodos específicos. Assim, surgiram trabalhos sobre gênero, minorias étnicas e religiosas, hábitos e costumes, incorporando metodologias e conceitos de outras disciplinas. Burke é um historiador cultural que põe em prática algumas das diferentes abordagens discutidas nesse livro como a recusa do conceito de civilização, a expansão da ideia de cultura e a concepção da história como narrativa. São tratadas, em ordem cronológica, as principais formas pelas quais a história cultural foi e ainda é escrita, com especial atenção para as tradições comuns aos atuais historiadores, assim como para seus conflitos e debates. Ao final do volume, o autor apresenta uma lista de obras que marcaram o desenvolvimento da disciplina e sugestões de leitura sobre o tema. Peter Burke é o principal historiador cultural da nossa geração, e esta obra mostra por quê. Com sutileza de pensamento, elegância de expressão e assombrosa erudição, ele nos oferece uma série de conversas sobre como os historiadores tentaram entender práticas significantes no passado...''Nesse campo em expansão veloz, ninguém pode prescindir desse livro.'' Jay Winter , Universidade de Yale. Peter Burke acrescenta outro livro importante à sua obra sobre o ofício de historiador. A história cultural aparece aqui nas suas variadas formas, desde suas origens no século XIX, deslocando-se na relação com a história social, a antropologia e a literatura. "Um livro lúcido, que irá deliciar quem deseja saber o que os historiadores contemporâneos fazem e que rumo eles podem tomar." Natalie Zemon Davis, Universidade de Toronto

Rio de Janeiro: Zahar, 177 pp., ISBN: 978-85-378-0869-6 A obra assume uma perspectiva sobre a discussão teórica da História Cultural dos anos setenta do século XX na Europa e reflete, sobretudo, as A história cultural possui o seu próprio chão ao considerar que o seu objeto destacado na análise da história é a cultura. O seu surgimento veio justamente da necessidade de preencher um aspecto/viés vazio que até então se tinha no estudo da história. Cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social.Ela é repassada através da comunicação ou imitação às gerações seguintes.

A indagação sobre este conceito talvez cause ainda mais discussões sobre a sua semântica do que a do primeiro. O presente trabalho pretende analisar, então, a trajetória desenvolvida por dois dos principais nomes atrelados à História Cultural - Robert Darnton e Roger Pelos meandros da História Cultural "História é aquela certeza fabricada no instante em que as imperfeições da memória se encontram com as falhas de documentação."2 A memória, para além de uma faculdade humana, aquela que na mitologia grega gerou Clio, a musa da história, é um dos recursos que os historiadores têm A história oral é uma metodologia de pesquisa que consiste em realizar c, conjunturas, instituições, modos de vida ou outros aspectos da história contemporânea.

LIVROS RELACIONADOS