Bioética, Democracia E Legitimidade

Bioética, Democracia E Legitimidade - Soares,Jenífer Naves | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Soares,Jenífer Naves
DIMENSÃO
8,29 MB
NOME DO ARQUIVO
Bioética, Democracia E Legitimidade.pdf
ISBN
7298042698030

DESCRIÇÃO

“Bioética, Democracia e Legitimidade: o Projeto Genoma Humano em perspectiva Crítica é uma importante contribuição de Jenífer Naves Soares para a comunidade científica, em especial para a cultura bioética da América Latina. Trata-se de uma obra sofisticada, pensada a partir de aportes teóricos transnacionais e comprometida com uma leitura crítica das questões políticas emergentes a partir das novas tecnologias do Projeto Genoma Humano (PGH).”“A escolha entre diferentes tecnologias de saúde pode ser uma escolha científica, mas a escolha sobre o uso que podemos fazer delas é uma decisão política. E como tal, não se trata de uma questão de autoridade, competência ou legalidade, mas sim uma questão de legitimidade e, em especial, legitimidade democrática. Tanto os beneficiários, quanto os afetados pelas decisões políticas envolvendo questões bioéticas do PGH precisam participar ativamente na construção do entendimento sobre as tecnologias do PGH. Pois somente assim os afetados podem se tornar também autores das decisões bioéticas mais importantes da sociedade. Nessa perspectiva Crítica, a Bioética pode constituir um espaço de participação democrática inclusivo, aberto e emancipatório. Um espaço público de transformação social, no sentido preciso da Teoria Crítica da sociedade.”Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni

E Bobbio não deixou de pôr a tónica na lei e na legitimidade, na legitimidade e na legitimação - mais do que o formalismo, ... Bioética, biodireito e a dignidade da pessoa humana: desafios contemporâneos a luz da Constituição Federal de 1988. 01/08/2017 As eleições ajudam a dar uma máscara democrática e de legitimidade a um regime autoritário, mesmo que não sejam eleições livres e nem competitivas.

O poder torna-se legitimo pelo direito e o direito torna-se efetivo pelo poder. Quando um e o outro se separam, ...

LIVROS RELACIONADOS