A Escola De Gramsci

A Escola De Gramsci - Nosella,Paolo | Tagrny.org Leia o livro. direto no seu navegador. Baixe o livro. da existência em formato PDF, TXT, FB2 no smartphone. E muito mais em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Nosella,Paolo
DIMENSÃO
3,16 MB
NOME DO ARQUIVO
A Escola De Gramsci.pdf
ISBN
7480625952621

DESCRIÇÃO

A escola de Gramsci' é uma obra que traz uma contribuição inestimável ao desenvolvimento de uma concepção crítica de educação em nosso meio. E só poderia ser escrita por Paolo Nosella, dada a sua condição de um cidadão ítalo-brasileiro inserido ativamente nas lutas político-educativas travadas pelos educadores brasileiros ao longo do último quartel do século XX. (...) Seu compromisso com a nossa luta por uma educação qualitativamente consistente para toda a população brasileira ficaria mutilado sem uma obra como esta. Com este belo e estimulante livro, Paolo honra seu compromisso. Trata-se de um trabalho que não poderia ficar fora de circulação. É, pois, em boa hora que vem a público esta edição de “A escola de Gramsci”. Sua divulgação é mais do que oportuna, em vista dos percalços políticos, sociais, econômicos, culturais e educativos pelos quais estamos passando no momento presente. As categorias construídas por Gramsci e, em especial, a lição de método que nos proporcionou nos iluminam no enfrentamento dos mencionados percalços. E este precioso livro nos esclarece sobre o modo como as categorias e o método de Gramsci operam no campo da educação, proporcionando-nos uma visão de escola mais adequada à formação de homens verdadeiramente livres. Dermeval Saviani

E só poderia ser escrita por Paolo Nosella, dada a sua condição de um cidadão ítalo-brasileiro inserido ativamente nas lutas político-educativas travadas pelos educadores brasileiros ao longo do último quartel do século XX. CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E ESCOLA EM GRAMSCI Idinéia Ferreira Dutra1 Jurema de Fatima Knopf2 RESUMO A educação no mundo passou por diversas vertentes filosóficas para adequar-se e tornar-se tal qual é atualmente, não pode-se negar os grandes avanços que a humanidade teve desde os princípios do A escola de Gramsci é uma obra que traz uma contribuição inestimável ao desenvolvimento de uma concepção crítica de educação em nosso meio. E só poderia ser escrita por Paolo Nosella, dada a sua condição de um cidadão ítalo-brasileiro inserido ativamente nas lutas político-educativas travadas pelos educadores brasileiros ao longo do último quartel do século XX. SCHLESENER, Anita Helena.

A ... De acordo com a Teoria de Antônio Gramsci, a relação entre a superestrutura estava constantemente sendo influenciada pela estrutura. A partir disso, o indivíduo passa a ter uma associação divergente entre política e os meios de produção e a relação que há entre eles. Segundo Gramsci, o objetivo da batalha pela mudança é conquistar, um a um, todos os instrumentos de difusão ideológica (escolas, universidades, editoras, meios de comunicação social e sindicatos), já que os principais confrontos ocorrem nas esferas culturais e não nas fábricas, nas ruas ou nos quartéis, como muitos pensam. Para expor a concepção de "escola unitária" em toda a sua amplitude, a professora Rosemary desenvolve ainda dois outros conceitos focalizados por Gramsci, o de "organização da cultura" e o de "reforma intelectual e moral", os quais considera fundamentais à compreensão da idéia de "escola unitária". A abordagem de Gramsci sobre as escolas é bem clara, ele afirmava que "a escola é o instrumento para formar intelectuais de vários níveis".

LIVROS RELACIONADOS