História, Memória e Educação

História, Memória e Educação - Casimiro,Ana Palmira Bittencourt Santos Lombardi,José Claudinei | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Casimiro,Ana Palmira Bittencourt Santos Lombardi,José Claudinei
DIMENSÃO
4,40 MB
NOME DO ARQUIVO
História, Memória e Educação.pdf
ISBN
7148964146770

DESCRIÇÃO

Este livro foi constituído como um dos resultados do PQI/CAPES: HISTEDBR/UNICAMP e Museu Pedagógico da UESB mediante relações de pesquisa e produções sobre a História da Educação e o campo de estudos da Memória. Parte do princípio de que, — além de relações sociais, relações com a natureza, relações das forças produtivas e outras —, a história da humanidade é constituída por elementos de diferentes memórias — social, cultural e histórica — que se interpenetram de tal modo que é quase impossível separá-las. A partir de marcos teóricos comuns, congêneres e até mesmo muitos distintos, os vários textos apresentados revelam que muitas manifestações da vida social que costumamos classificar de econômicas, políticas, psicológicas, educacionais e artísticas, guardadas as suas especificidades didáticas e científicas, podem ser analisadas à luz das teorias. Destarte, na presente coletânea, podemos encontrar textos, cujas temáticas discutem ou apresentam abordagens teóricas mais predominantes no campo que se estabelece entre História, Memória e Educação, bem como as prospectivas de seu uso político, ideológico, e também como campo interpretativo de um determinado objeto, fenômeno, lugar.

Nos dias atuais a memória veio para o primeiro plano das questões acadêmicas, de certa . Memória e História da Educação: entre práticas e representações. Clarice Nunes* Recorro a Eduardo Galeano para abrir a apresentação deste artigo citando, de memória, uma das suas reflexões sobre a cultura do esquecimento que oprime os povos latino-americanos: Estou lendo um romance de Louise Erdrich. Eixo: Intelectuais e Estudos Biográficos da Educação.

A educação e seus sujeitos na história. Belo Horizonte: Argvmentvm/ SBHE, p.

LIVROS RELACIONADOS