Ceuci, A Mãe Do Pranto

Ceuci, A Mãe Do Pranto - Wapichana,Cristino | Tagrny.org Temos o prazer de apresentar o livro. . Baixe o livro. em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Wapichana,Cristino
DIMENSÃO
5,53 MB
NOME DO ARQUIVO
Ceuci, A Mãe Do Pranto.pdf
ISBN
2228434175906

DESCRIÇÃO

CEUCI, A MÃE DO PRANTO é uma lenda do povo Anambé, natural do norte do Pará, narrada agora pelo escritor Cristiano Wapichana, Nela, um curumim ( menino, na língua tupi) sai para pescar na floresta que comia tudo o que via pela frente.Até gente! Corajoso, ele se julgava mais esperto do que todos. No momento, mal sua jornada começou e o pequeno curumim avistou Ceuci sobre a sua canoa. Uma senhora gulosa, a Mãe do Pranto, devorava peixes sem parar e, quando mais comia, mais fome tinha. Não tardou para ela descobrir ganha um grande suspense, com a perseguição de Ceuci atrás do esperto curumim. Essa aventura na floresta é cheia de armadilhas que levarão nosso personagem a muitas descobertas com um final inesperado e emocionante!

Nela, um curumim ( menino, na língua tupi) sai para pescar na floresta que comia tudo o que via pela frente. Até gente! Corajoso, ele se julgava mais esperto do que todos. Segundo Câmara Cascudo 1, Ceuci ou Ceuici ("mãe do pranto"), nome também grafado Ceucy, Cyucy, Ceichu, Ciyucê ou Ciuce, é o nome da mãe de Jurupari, que ficou prenhe pelo sumo da fruta que, enquanto comia, lhe escorria pelos seios abaixo - a cucura (Pouroma cecropiaefolia), segundo a versão do Rio Negro ou do quase idêntico purumã (Pourouma acuminata), segundo a versão do Solimões ... CEUCI, A MÃE DO PRANTO é uma lenda do povo Anambé, natural do norte do Pará, narrada agora pelo escritor Cristiano Wapichana, Nela, um curumim ( menino, na língua tupi) sai para pescar na floresta que comia tudo o que via pela frente.

Nela, um curumim (menino, na língua tupi) sai para pescar na floresta, contrariando os conselhos de sua mãe, que o alertou sobre Ceuci, um ser da floresta que comia tudo o que via pela frente. Ceuci, a mãe do pranto é uma lenda do povo Anambé, natural do norte do Pará, narrada agora pelo escritor Cristiano Wapichana. Nela, um curumim ( menino, na língua tupi) sai para pescar na floresta que comia tudo o que via pela frente.

LIVROS RELACIONADOS