Argumentação

Argumentação - Fiorin, José Luiz | Tagrny.org Leia o livro. direto no seu navegador. Baixe o livro. da existência em formato PDF, TXT, FB2 no smartphone. E muito mais em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Fiorin, José Luiz
DIMENSÃO
12,77 MB
NOME DO ARQUIVO
Argumentação.pdf
ISBN
5847728272560

DESCRIÇÃO

O aparecimento da argumentação, seu uso intensivo, sua codificação fazem parte da marcha civilizatória. Ao abdicar do uso da força para empregar a persuasão, o homem se torna efetivamente humano. Todo discurso tem uma dimensão argumentativa. Alguns de forma explícita, como discursos políticos ou publicitários, enquanto outros não se apresentam como tal, como textos romanescos, didáticos ou líricos. Porém, todos são argumentativos. Apesar disso, faltavam estudos relevantes – e claros – sobre argumentação do ponto de vista discursivo. Com exemplos garimpados em textos literários e da mídia impressa, José Luiz Fiorin discute aqui as bases da argumentação e expõe as principais organizações discursivas utilizadas na persuasão, isto é, os principais tipos de argumentos. Uma obra fundamental.

Argumentação é sinônimo de: certame, certâmen, altercação, contenda, contestação, contro ... Núcleo Gerador: Argumentação e Assertividade Argumentar é algo que fazemos constantemente: sempre que defendemos um ponto de vista, uma ideia, uma vontade. O objectivo da argumentação é convencer, persuadir, isto é, fazer os outros mudar de opinião aceitando as nossas razões/argumentos.

A argumentação é, por definição, diálogo de ideias entre dois sujeitos; a demonstração é, pelo contrário, um exercício racional monologado ou impessoal. A Argumentação é um recurso retórico da linguagem utilizado na produção de textos argumentativos, o qual apresenta um conjunto de proposições, promovendo assim o diálogo e reflexões críticas.. Um bom texto argumentativo inclui a clareza de ideias e o uso correto das normas gramaticais, ou seja, a coerência e a coesão.

LIVROS RELACIONADOS