A Imagem Social do Médico de Senhoras no Século XX

A Imagem Social do Médico de Senhoras no Século XX - Marques,Rita de Cássia | Tagrny.org Leia o livro. direto no seu navegador. Baixe o livro. da existência em formato PDF, TXT, FB2 no smartphone. E muito mais em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Marques,Rita de Cássia
DIMENSÃO
7,94 MB
NOME DO ARQUIVO
A Imagem Social do Médico de Senhoras no Século XX.pdf
ISBN
9692350099087

DESCRIÇÃO

Amparada nas chamadas fontes primárias, principalmente em cartas, a professora delimitou sua pesquisa aos primórdios da ginecologia em Belo Horizonte - do início do século XX, até a década de 1939. As correspondências "dos pacientes" do primeiro "médico de senhoras" da cidade, o doutor Hugo Werneck foram reveladoras. Por meio delas se sabe que eram os maridos e pais que se dirigiam ao médico quando o assunto eram os "males" das mulheres. A intermediação de pais e maridos demonstrava que, em relação às mulheres, a medicina teria um longo caminho pela frente. Foi em razão disso que, particularmente em relação à ginecologia, coube aos médicos articularem, estratégica e pacientemente, toda uma construção da imagem de sua profissão. Essa articulação começava pela associação da imagem do médico "piedoso", freqüentador de missas e que perfazia, portanto, o ideal de um profissional respeitoso, o qual poderia ser confiado às famílias e ao resguardado corpo feminino.

Como a medicina. Este é o ponto de partida da obra hoje lançada Universidade Federal de Santa Catarina .

A par da reivindicação do direito à instrução as mulheres reivindicaram o direito ao trabalho remunerado. Tal criou uma revolução social no século XIX; - as mulheres competiam com os homens no mercado de trabalho, mas são as mulheres instruídas que Imagens, práticas e estratégias na implantação da ginecologia em Belo Horizonte: as complexidades de um processo.

LIVROS RELACIONADOS