Histórias de Mistério

Histórias de Mistério - Telles,Lygia Fagundes | Tagrny.org Temos o prazer de apresentar o livro. . Baixe o livro. em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Telles,Lygia Fagundes
DIMENSÃO
10,94 MB
NOME DO ARQUIVO
Histórias de Mistério.pdf
ISBN
1011922070779

DESCRIÇÃO

Voltada para o público adolescente, a coletânea organizada pela jornalista Rosa Amanda Strausz enfatiza o poder quetem a imaginação, em textos literários, de mergulhar no desconhecido. Assim, nos seis contos reunidos em Histórias de mistério, os personagens parecem presos a papéis trágicos: presos ao destino em cuja direção os fatos avançaminexoravelmente. Só que a força que os empurra não vem de fora, não decorre da decisão arbitrária de uma divindade todo- -poderosa. Ela nasce de acontecimentos que vitimaram os próprios protagonistas: basicamente, de situações de perda. Perda de pessoas amadas, perda da segurança da família, perda de um sonho querido. Em Fagundes Telles, a mais terrível de todas as Das oito pessoas que viveram escondidas com Anne Frank no anexo de um armazém em Amsterdam, durante dois anos da Segunda Guerra, apenas uma resistiu à barbárie dos campos de extermínio:o pai de Anne Frank, que se encarregou de publicar os diários da filha sobre o período em que viveram reclusos. EmO anexo, a escritora inglesa Sharon Dogar faz com o personagem Peter van Pels, de quinze anos, o que Otto fez com Anne: dar a oportunidade para que “fale” sobre a vida naquele ambiente claustrofóbico. Dogar inverte a perspectiva do diário da menina judia, fornecendo uma nova visão sobre os dois anos em que os Frank e os Van Pels (que Anne chamava de Van Daan em seus escritos) se esconderam perdas é a perda do amor. Para a autora, o fim do amor abre uma fissura na realidade por onde se introduzem as forças às vezes terríveis que nos habitam e que não conhecemosplenamente. Elas desencadeiam fatos que roçam o extraordinário, o inexplicável, fatos que introduzem novos estágiosna vida de seus atores e que por isso podem ser vistos como ocasiões de amadurecimento: diante da dor e da perda, épreciso reorganizar-se para prosseguir.

A morte, o amor e a perda compõem situações envoltas por uma atmosfera perturbadora, quase fantasmagórica. Leia + Leia exemplos de mistérios.

Ari Aposan ... Jonas era um pai de família, que perdeu sua filha e sua esposa em um navio que sumiu e nunca mais voltou. Desde então Jonas passou a ser um pesquisador de mistério.

LIVROS RELACIONADOS