Pesquisa Operacional

Pesquisa Operacional - Virgillito,Salvatore Benito | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Virgillito,Salvatore Benito
DIMENSÃO
6,8 MB
NOME DO ARQUIVO
Pesquisa Operacional.pdf
ISBN
3377738360835

DESCRIÇÃO

A capacidade de transformar dados em informação é um diferencial estratégico para conquistar assertividade na tomada de decisões nas organizações. Por isso, a fim de propiciar o conhecimento necessário para otimizar processos quantitativos na tomada de decisões, este livro oferece a profissionais e estudantes a teoria necessária para a construção de modelos quantitativos, aliando a prática desta teoria com exemplos simples e situações comuns do dia a dia inseridas nos diversos ramos da atividade econômica: produção, serviços, finanças, contabilidade, logística, transportes, tempo de execução de processos e análise de risco etc. Para facilitar o aprendizado, o autor aborda desde o conceito matemático mais básico até a construção de um conjunto teórico das modelagens, sempre em paralelo com as demonstrações de fórmulas e métodos, comparando os resultados teóricos com exemplos de aplicação prática resolvidos em planilhas eletrônicas disponíveis ao longo do livro e como Material de Apoio. Explore cada capítulo e aprenda o passo a passo das técnicas envolvidas nos modelos quantitativos, as quais possibilitam, entre outras habilidades gerenciais, o entendimento das sinergias entre os departamentos e seus respectivos processos.

É usada sobretudo para analisar sistemas complexos do mundo real, tipicamente com o objetivo de melhorar ou otimizar a performance. A pesquisa operacional é um método analítico avançado que permite a solução de problemas e a tomada de decisões nas organizações. Os métodos mais utilizados incluem lógica matemática, simulação, análise de redes, teoria de filas e teoria dos jogos. A pesquisa operacional estava originalmente preocupada em melhorar as operações dos sistemas existentes, em vez de desenvolver novos.

No entanto, o avanço metodológico e computacional, aliado a constantes demandas de outras áreas, a PO se modernizou e ampliou seu campo de atuação. A investigação operacional (IO), ou pesquisa operacional (PO), é um ramo interdisciplinar da matemática aplicada que faz uso de modelos matemáticos, estatísticos e de algoritmos na ajuda à tomada de decisão. É usada sobretudo para analisar sistemas complexos do mundo real, tipicamente com o objetivo de melhorar ou otimizar a performance. A pesquisa operacional é um método analítico avançado que permite a solução de problemas e a tomada de decisões nas organizações.

LIVROS RELACIONADOS