PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.
Hippolyte Léon Denizard Rivail era um professor cético, autor de livros pedagógicos na França do século XIX, até ver mesas girarem no ar e ditarem, ao som de pancadas, mensagens atribuídas ao além. Uma batida, letra A, duas batidas, letra B, e assim sucessivamente até se formarem frases e textos inteiros, assinados por mortos ilustres ou anônimos. Fraude? Hipnose coletiva? Autossugestão? Energia manipulada pelos vivos... Ou pelos mortos? O que estaria por trás daqueles fenômenos testemunhados por multidões na Europa e nos Estados Unidos, e reverenciados por celebridades como o escritor Victor Hugo? Foi o que o professor decidiu descobrir. Aos 53 anos, depois de pôr à prova o invisível, Rivail mudou de vida e de nome para dar voz aos espíritos. Tornou-se Allan Kardec, uma figura cada fez mais conhecida, admirada... E perseguida. “Razão e emoção, rigor e paixão vão conduzindo os atos de Rivail-Kardec ao longo de sua transformação de professor cético a missionário em campanha. Em alguns capítulos, ele pode parecer um tanto ingênuo, em outros, pragmático demais. Em alguns momentos, agirá como o fiscal rigoroso do movimento, dos médiuns e dos ‘espíritos’; em outras circunstâncias, atuará como o divulgador dedicado a proteger a doutrina e a conquistar o maior número de adeptos. O leitor cético e o leitor espírita devem terminar a leitura do livro com impressões bastante diferentes sobre quem foi Kardec”, afirma o autor. O que transformou o cético em líder de uma doutrina? O que o convenceu a acreditar que os mortos estavam vivos e se comunicavam através de médiuns? O que o fez enfrentar adversários ferrenhos da Igreja e da imprensa para levar ao maior número de leitores sua fé na sobrevivência do espírito? Foi em busca de respostas para estas perguntas que o jornalista Marcel Souto Maior, biógrafo de Chico Xavier, saiu a campo. O resultado de sua pesquisa é Kardec – A biografia, um retrato surpreendente do homem que se tornou símbolo de uma doutrina para milhões de seguidores e ajudou a transformar o Brasil no maior país espírita do mundo.
36
Não somente a biografia de Allan Kardec é pouco conhecida, senão que ainda está por ser escrita. A inveja e o ciúme semearam sobre ela os mais evidentes erros, as mais grosseiras e as mais impudentes calúnias.
Na segunda parte, apresenta a obra O principiante espírita, contendo ensinamentos do livro O que é o espiritismo, ...
Nessa biografia, Marcel Souto Maior investiga a vida do codificador da doutrina espírita, Allan Kardec. O que transformou o cético em referência fundamental de
Com base em dados colhidos na Revista Espírita e em Obras póstumas, esta Biografia de Allan Kardec constituiu-se, durante mais de meio século, na única fonte biográfica (em francês) que retratava a vida e a obra do Codificador do Espiritismo, sobretudo as lutas e os desafios enfrentados para que o Consolador prometido por Jesus se materializasse definitivamente na Terra.
Biografia VER + Allan Kardec nasce em França, a 3 de outubro de 1804.