O Presidente Negro

O Presidente Negro - Lobato,Monteiro | Tagrny.org Leia o livro. direto no seu navegador. Baixe o livro. da existência em formato PDF, TXT, FB2 no smartphone. E muito mais em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Lobato,Monteiro
DIMENSÃO
6,61 MB
NOME DO ARQUIVO
O Presidente Negro.pdf
ISBN
2507357087881

DESCRIÇÃO

Este é o único romance adulto de Monteiro Lobato, que aborda, dentre outros temas, a segregação racial, o feminismo e os debates do início do século XX. O cobrador Ayrton alcança o sonho de possuir seu veículo, porém sofre um acidente e é salvo pelo professor Benson, que descobre uma máquina em que se pode ver o futuro. Assim, Ayrton e Jane, filha de Benson, acompanham as eleições presidenciais dos EUA em 2228, em que o candidato negro James Roy Wilde é eleito.

[20] 4 dias após o Convênio de Taubaté, em 1 de março de 1906, foi eleito vice-presidente da república, com 272.529 votos contra apenas 618 votos dados a Alfredo Varela. [21] Seus seguidores eram chamados de nilistas. E o ponto principal: um homem negro realmente foi eleito presidente dos EUA, só que 220 anos antes do que Monteiro Lobato imaginou.

Ayrton ... Em O Presidente Negro ou Choque das Raças (Editora Globo, 2008), publicado originalmente em 1926, Monteiro Lobato, neste seu único romance adulto e de ficção científica, constrói uma narrativa que se passa em dois momentos distintos: em 1928 e no ano de 2.228, ou seja, trezentos anos no futuro. "O Presidente Negro", publicado em 1926, foi o único romance adulto escrito por Monteiro Lobato. Nele, estão impregnadas ideias eugenistas que, ao meu ver, carregam o lastro responsável pelas políticas públicas que vemos hoje no país, além de desvendar os motivos pelos quais nossa sociedade é sim (!) — imensamente — racista. O Choque das Raças ou O Presidente Negro, foi o único romance adulto escrito por Monteiro Lobato, e publicado em 1926 em folhetins no jornal carioca "A Manhã".

LIVROS RELACIONADOS