Quincas Borba

Quincas Borba - Assis,Machado de | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Assis,Machado de
DIMENSÃO
4,56 MB
NOME DO ARQUIVO
Quincas Borba.pdf
ISBN
3621857004841

DESCRIÇÃO

Publicado pela primeira vez em livro em 1891, depois portanto de Memórias póstumas de Brás Cubas (1881) e antes de Dom Casmurro (1899), Quincas Borba é uma das obras mais marcantes da fase realista de Machado de Assis. Talvez por se situar justamente entre esses dois monumentos da obra machadiana, o romance muitas vezes foi considerado uma realização menor, uma espécie de mera continuação das Memórias póstumas — para irritação de seu autor, que em um raro comentário sobre a própria ficção afirmou que a presença do personagem "Quincas Borba" era “o único vínculo” entre os dois livros.Mais do que ao marco inaugural do Realismo no Brasil, porém, "Quincas Borbas" remete ao Machado contista que começava a abordar temas historicamente mais próximos de sua época e a explorar os conflitos psicológicos de seus personagens com sua sofisticada e irônica narrativa em terceira pessoa presente em contos clássicos como “A cartomante” e “A causa secreta”. Neste romance da maturidade do autor, a história do provinciano Rubião — herdeiro da fortuna do idiossincrático filósofo Quincas Borba — e dos tipos urbanos da corte que o levam à ruína é narrada com o distanciamento, o ceticismo e o senso de humor implacável de que só Machado de Assis era capaz.Esta edição de "Quincas Borba", além de mais uma centena de notas explicativas, traz uma extensa e abrangente introdução do britânico John Gledson, estudioso da obra machadiana e tradutor de Dom Casmurro para o inglês.

O protagonista Pedro Rubião de Alvarenga era um professor primário que se tornou enfermeiro e amigo do milionário Quincas Borba. Quincas Borba foi publicado entre 16 de junho de 1886 a 15 de setembro de 1891 na revista Estação. Segundo estudos literários, esta obra é a continuação do romance que a precede: Memórias Póstumas de Brás Cubas, marco inicial do Realismo no Brasil. Quincas resolveu ir à corte, ignorando seu estado físico, Rubião ficou encarregado de cuidar do cão.

Personagens da obra Quincas Borba é um romance escrito por Machado de Assis, desenvolvido em princípio como folhetim na revista A Estação, entre os anos de 1886 e 1891 para, em 1892, ser publicado definitivamente pela Livraria Garnier.No processo de adaptação de folhetim para livro o autor realizou algumas mudanças mínimas, mas significativas. ... Quincas Borba não é o romance mais conhecido de Machado de Assis - posto disputado por Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro -, mas tem a mesma relevância.

LIVROS RELACIONADOS