Educação Para A Paz e A Tolerância - Fundamentos Teóricos e Prática Educacional

Educação Para A Paz e A Tolerância - Fundamentos Teóricos e Prática Educacional - Nádia Maria Bádue Freire | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Nádia Maria Bádue Freire
DIMENSÃO
12,86 MB
NOME DO ARQUIVO
Educação Para A Paz e A Tolerância - Fundamentos Teóricos e Prática Educacional.pdf
ISBN
2446835788514

DESCRIÇÃO

Educar para a paz, educar para a tolerância, passa pela justiça, pela solidariedade, pelo perdão - virtudes que são construídas ao longo da vida, em meio aos casos de injustiças, de egoísmo, de vinganças... mas que, se trabalhadas de forma adequada, apontam caminhos para a construção da tão desejada cultura de paz. O grupo de estudos "Educação para a Paz e Tolerância" (GEEPAZ), que pertence ao laboratório de psicologia genética da faculdade de educação da Unicamp, apresenta, nesta obra, algumas de suas pesquisas, ensaios e estudos em educação para a paz, para a tolerância, para os direitos humanos e para a não-violência, contribuindo com o art. 4 da declaração dos princípios sobre a tolerância, promulgada pela Unesco a 16 de novembro de 1995, ao assumir seu papel na construção e na divulgação de material e de tecnologia educacional para a cultura de paz na escola. Com fundamentos construtivistas, apóia-se no princípio de que a paz é construída, e que, como tal, leva em conta os conflitos, os desequilíbrios e reequilíbrios que ocorrem em sua construção. Embora os fundamentos teóricos e construtivistas sejam complexos, as autoras conseguem, sem reducionismos, deixar a leitura clara e acessível, pois estão relacionados a fatos comuns nas relações interpessoais cotidianas - o que afasta a ideia de que a educação para a paz seja mais um "otimismo pedagógico utópico". Enfim, não se trata de um livro com respostas fáceis a problemas complexos, mas com algumas propostas que apresentam pistas do que pode dar certo... É um convite para a reflexão, para a abertura, para a problematização do cotidiano, tendo em vista a construção da paz.

Faça seu login Ainda não possui cadastro? Cadastre-se aqui. Minha conta; Meus pedidos; Lista de Casamento; Sair A educação para a paz, elevada à categoria de uma racionalidade não teleológica e orientada ao entendimento, apresenta-se assim como espaço desta argumentação e desta operacionalização de um consenso para paz.

Na educação para a paz devemos buscar mudar o modo de sentir, que muda o modo de pensar, que muda o modo de falar, que muda o modo de agir. Hoje a educação é pautada em educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Mudanças também na composição dos níveis escolares; a educação básica, que se compõe da educação infantil e o ensino superior.

LIVROS RELACIONADOS