O Psicólogo e As Políticas Públicas de Assistência Social

O Psicólogo e As Políticas Públicas de Assistência Social - Da Cruz,Lilian Rodrigues Guareschi,Neuza | Tagrny.org Temos o prazer de apresentar o livro. . Baixe o livro. em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Da Cruz,Lilian Rodrigues Guareschi,Neuza
DIMENSÃO
4,81 MB
NOME DO ARQUIVO
O Psicólogo e As Políticas Públicas de Assistência Social.pdf
ISBN
5419013093314

DESCRIÇÃO

Esta obra traz como o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) prevê nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS) a inclusão do profissional da Psicologia na composição da equipe mínima. Neste sentido, as práticas psicológicas na assistência social tornam-se um eixo de investigação e problematização no campo da Psicologia Social. Os cursos de Psicologia, por exigência do MEC, tiveram que oferecer ênfases e, em função da grande demanda de profissionais nesta área a partir do SUS e do SUAS, muitos colocaram em seus currículos a ênfase em formação em políticas públicas. Contudo, a produção de conhecimento é deficitária, o que acarreta em grande demanda por material bibliográfico. Os profissionais interrogam-se constantemente sobre o lugar da psicologia nestes Centros. No sentido de contribuir com este debate propomos a obra "O Psicólogo e Políticas Públicas de Assistência Social", que reúne trabalhos 14 trabalhos inéditos de pesquisadores e profissionais da Psicologia.

As políticas sociais têm suas origens relacionadas ao desenvolvimento das primeiras revoluções industriais, no século XIX, quando o Estado se organiza para responder às demandas sociais produzidas pelo sistema capitalista. Sobre o autor Rozana Fonseca Psicóloga - CRP03/6262, especialista em Gestão Social:Políticas Públicas,redes e defesa de direitos. Autora do Blog Psicologia no SUAS, palestrante, supervisora técnica e consultora acerca da execução de políticas públicas como Assistência Social, criança e adolescente, idosos, mulheres e sobre a atuação do profissional de psicologia nas políticas ... de Assistência Social (PNAS), tendo como fator de mediação o campo da Psicologia Sócio-Histórica, com base no materialismo histórico dialético, bem como o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). Leia O psicólogo e as políticas públicas de assistência social de Lílian Rodrigues da Cruz,Neuza Guareschi gratuitamente com um teste grátis de 30 dias.

Assistência social e psicologia: sobre as tensões e conflitos do psicólogo no cotidiano do serviço público Inserção da Psicologia na Assistência Social Compartilhamos com a posição de Parker (2007) Resumo: O exposto trabalho explana sobre a atuação do psicólogo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da cidade de Sobral - Ceará. Pode-se perceber, a gama de intervenções e problemáticas que podem ser levantadas e trabalhadas pelo profissional psicólogo nessa organização. Conforme o Guia de Orientação Técnica nº 1 - Proteção Básica de Assistência Social do MDS nos casos de territórios de baixa densidade demográfica, com espalhamento ou dispersão populacional (áreas rurais) a unidade CRAS deverá localizar-se em local de maior acessibilidade, podendo realizar a cobertura das áreas de vulnerabilidade, por meio do deslocamento de sua equipe. A Assembleia das Políticas Administrativas e Financeira do Sistema Conselhos de Psicologia (APAF), instituiu, em dezembro de 2014, um Grupo de Trabalho (GT) sobre Demandas do Sistema de Justiça aos profissionais lotados nas políticas de saúde e assistência social, sendo a atuação desses decorrente da implementação dessas políticas públicas pelo Poder Executivo no cenário nacional ... Compre o livro «Políticas Públicas E Assistência Social» de Neuza Guareschi, Lílian Rodrigues Da Cruz em wook.pt.

LIVROS RELACIONADOS