A Revolução Passiva

A Revolução Passiva - Vianna,Luiz Werneck | Tagrny.org Temos o prazer de apresentar o livro. . Baixe o livro. em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Vianna,Luiz Werneck
DIMENSÃO
3,74 MB
NOME DO ARQUIVO
A Revolução Passiva.pdf
ISBN
8299999116716

DESCRIÇÃO

A obra que veio a público pela primeira vez em 1997 e foi vencedora do Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, oferecido pela Biblioteca Nacional, chega em sua segunda edição revista e com prefácio da professora e escritora Maria Alice Rezende de Carvalho, autora de outro livro consagrado e premiado, "O V Século". "A Revolução Passiva - Iberismo e americanismo no Brasil" é uma coletânea dos cinco mais importantes artigos produzidos pelo autor durante a década de 90, criada e assimilada a partir da expressão assumida pelo conceito gramsciano de revolução passiva no contexto brasileiro. Os artigos são norteados por duas questões: uma discussão sobre a revolução passiva e seu modo de manifestação na modernização capitalista brasileira e o destino singular disto que foi qualificado pelo autor, como americanismo.

Desde a publicação, no imediato pós-guerra, dos cadernos que escreveu na prisão a literatura sobre o tema cresceu de modo exponencial. Documentos semelhantes a A Revolução Passiva. Iberismo e Americanismo No Brasil.

(Ibid., p. 350) O termo "revolução passiva" entre parênteses foi, de acordo com a edição brasileira dos Cadernos que estamos usando, posteriormente adicionado, muito provavelmente depois da A revolução passiva Modesto Florenzano Folha de S.

LIVROS RELACIONADOS