O Romance Regionalista Brasileiro

O Romance Regionalista Brasileiro - Barbosa,Alaor | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Barbosa,Alaor
DIMENSÃO
7,27 MB
NOME DO ARQUIVO
O Romance Regionalista Brasileiro.pdf
ISBN
6507793951617

DESCRIÇÃO

Em "O Romance Regionalista Brasileiro" o autor realiza um valioso estudo pioneiro a respeito desse tema. Além de historiar as origens do nosso romance regionalista, comenta as principais obras que lhe integram o rico acervo - o mais importante da nossa literatura.

A temática principal observada nesses textos é a vida rural da sociedade da época em determinadas regiões do Brasil, desde o extremo Sul, o interior fluminense, o planalto paulista e até o Nordeste. Enquanto forma norteada pela descrição patriótica da realidade, o romance romântico articular-se-ia a essa inclinação pela verossimilhança, de modo a situar sua ação em espaços sociais e geográficos diversos: "Quanto à matéria, o romance brasileiro nasceu regionalista e de costumes; ou melhor, pendeu desde cedo para a descrição Com relação à valorização, no romance regionalista brasileiro, do homem e da paisagem de determinadas regiões nacionais, sabe-se que O o romance do Sul do Brasil se caracteriza pela temática essencialmente urbana, colocando em relevo a formação do homem por meio da mescla de características locais e dos aspectos culturais trazidos de fora pela imigração europeia O José de Alencar ... Acesse para conhecer o Romantismo, seus principais autores, assim como seu contexto histórico. Aprenda, também, como ele ocorreu no Brasil e em Portugal. Portal do Professor - O Regionalismo na literatura brasileira - O que é a literatura regionalista; quais os principais escritores que publicaram romances regionalistas no Brasil; qual a relação entre o regionalismo e a segunda fase do modernismo (Romance de 30). Sobre a prosa na segunda geração do modernismo, é correto afirmar, exceto: a) O romance brasileiro produzido nas décadas de 1930 e 1940, período em que o país e o mundo viveram profundas crises, colocou-se a serviço da análise crítica de nossa realidade e teve na obra de Graciliano Ramos a principal expressão desse momento. Romances regionalistas retratam muito da cultura brasileira e suas particularidades.

Dá-se o nome de "romance regionalista" ou "romance de 30" a um conjunto de obras de ficção escritas no Brasil a partir de 1928, ano de publicação de A bagaceira, de José Américo de Almeida.Freqüentemente esses rótulos são associados ao romance nordestino, especialmente às obras de José Lins do Rego, Graciliano Ramos e Jorge Amado. O regionalismo outra face do nacionalismo literrio explorado pelo romance indianista. 3.

LIVROS RELACIONADOS