A Vida Criativa em Winnicott - Um contraponto ao bipoder e ao desamparo no contexto contemporâneo

A Vida Criativa em Winnicott - Um contraponto ao bipoder e ao desamparo no contexto contemporâneo - Mizrahi,Beatriz Gang | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Mizrahi,Beatriz Gang
DIMENSÃO
7,70 MB
NOME DO ARQUIVO
A Vida Criativa em Winnicott - Um contraponto ao bipoder e ao desamparo no contexto contemporâneo.pdf
ISBN
4380803651820

DESCRIÇÃO

Uma obra ousada e original que confronta autores tão distintos e representativos como Donald W. Winnicott e Michel Foucault, tanto no sentido acadêmico quanto no sentido ético-político. Aqui, as inquietações levantadas por Beatriz Gang Mizrahi rompem os limites estritamente epistemológicos, articulando poder e afeto, criatividade e alteridade, subjetividade e história, singularidade e política. Partindo da análise foucaultiana das relações de poder na modernidade, e também da crítica sociológica de Castel, que enfatiza a banalização do desamparo na atualidade, a autora aponta Winnicott como um contraponto a essas visões, na medida em que questiona tanto a inevitabilidade dos processos de regulação da vida para o estabelecimento da sociabilidade humana quanto o desamparo como aspecto central do processo de subjetivação.

Rio de Janeiro: Imago, 2000, pp.288-304. Winnicott, D.

Vida Criativa em Winnicott: um Contraponto ao Biopoder e ao Desamparo no Contexto Contemporaneo, A Winnicott assinala também, em um de seus textos mais tardios, que um dos maiores bloqueios à vida instintual é gerado quando a situação "bebê é o objeto" se altera violentamente para "bebê confronta o objeto e é confrontado por este", o que implica passar repentinamente para uma posição de angústia de alto grau e um súbito dar-se conta da imaturidade e da dependência. 10 A vida criativa em Winnicott - um contraponto ao biopoder e ao desamparo no contexto contemporâneo; Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

LIVROS RELACIONADOS