A Coroa, A Cruz E A Espada

A Coroa, A Cruz E A Espada - Bueno,Eduardo | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Bueno,Eduardo
DIMENSÃO
12,65 MB
NOME DO ARQUIVO
A Coroa, A Cruz E A Espada.pdf
ISBN
1140360803310

DESCRIÇÃO

LEI, ORDEM E CORRUPC¸A~O NO BRASIL. Lanc¸ada originalmente no final dos anos 1990, A coroa, a cruz e a espada é o quarto volume da colec¸a~o Brasilis, que ja´ vendeu mais de 1 milha~o de exemplares, inaugurando um estilo leve, cri´tico e divertido de contar a histo´ria de nosso pai´s. “Ao ler, me senti cumprindo uma obrigac¸a~o - de saber das minhas rai´zes - com o maior prazer.” — MARI´LIA GABRIELA, jornalista e atriz Em 1548, com a derrocada das capitanias heredita´rias, Portugal decidiu estabelecer um Governo-Geral no Brasil. No ano seguinte, o militar Tome´ de Sousa desembarcou na Bahia, acompanhado por burocratas, funciona´rios pu´blicos, soldados e degredados. Sua missa~o era construir a primeira capital da colo^nia, a Cidade do Salvador, e, a partir dali, estabelecer a lei e a ordem em todo o territo´rio. A cidade – erguida em regime de empreitada, com licitac¸o~es fraudadas e obras superfaturadas – de fato foi construi´da. Mas a lei e a ordem na~o fixaram reside^ncia ali. Pelo contra´rio: a desordem e a ilegalidade se tornaram a regra, na~o a excec¸a~o. Vom a substituic¸a~o do ri´gido Tome´ de Sousa pelo corrupto Duarte da Costa, o que ja´ estava ruim ficou pior. E, assim, o Brasil seguia um rumo incerto – com os franceses, desde 1555 instalados no Rio de Janeiro, a um passo de se tornarem os novos colonizadores. Ao mergulhar no cotidiano de uma sociedade marcada pela desigualdade, pelo desrespeito a`s leis, pelo uso do aparelho do Estado para obtenc¸a~o de benefi´cios pessoais, pelo clientelismo e pela corrupc¸a~o generalizada, este livro ajuda a desvendar a origem de algumas das mazelas que continuam minando o pleno desenvolvimento do Brasil.

A cruz, neste caso, se refere ao instrumento de tortura, não ao símbolo da fé cristã. Vale adicionar que a expressão estar em uma sinuca de bico é similar.

A Coroa a Cruz e a Espada (Em Portugues do Brasil) ‎ LEI, ORDEM E CORRUPÇÃO NO BRASIL. Lançada originalmente no final dos anos 1990, A coroa, a cruz e a espada é o quarto volume da coleção Brasilis, que já vendeu mais de 1 milhão de exemplares, inaugurando um estilo leve, crítico e divertido… Com a coleção Brasilis, que reúne A viagem do descobrimento, Náufragos, traficantes e degredados, Capitães do Brasil e A coroa, a cruz e a espada, tornou-se o primeiro autor brasileiro a emplacar simultaneamente quatro títulos entre os cinco primeiros nas listas de mais vendidos dos principais jornais e revistas do país. Neste novo episódio de "Não Vai Cair no ENEM", Eduardo Bueno segue em sua saga - quase sanha - mercantilista, tentando empurrar seus livros goela abaixo da "... A COROA A CRUZ E A ESPADA - LEI, ORDEM E CORRUPÇÃO NO BRASIL COLÔNIA de EDUARDO BUENO é uma boa forma de revisitar a nação tão conhecida globalmente pelos atos de corrupção.

LIVROS RELACIONADOS