Organização do Trabalho Para a Inovação

Organização do Trabalho Para a Inovação - Marx,Roberto | Tagrny.org Temos o prazer de apresentar o livro. . Baixe o livro. em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Marx,Roberto
DIMENSÃO
10,7 MB
NOME DO ARQUIVO
Organização do Trabalho Para a Inovação.pdf
ISBN
3479580685644

DESCRIÇÃO

Este livro visa contribuir com a discussão da relação entre estratégia e organização do trabalho. O ponto de partida desse estudo é uma análise da trajetória dos processos de implantação de grupos semiautônomos em empresas estudadas originalmente pelo autor em meados da década de 90. À análise dessas trajetórias foram agregados resultados de pesquisas correlatas desenvolvidos por ele nos últimos sete anos. A pergunta básica que o livro procura responder é: até que ponto a necessidade de inovação em produtos e processos requer também inovação em formatos organizacionais? O autor ainda seleciona e analisa casos internacionais (como o da Google, da Whole Foods Market e da Oticon), em que uma estratégia de diferenciação via inovação de produtos, serviços e processos levou à introdução de formatos organizacionais compatíveis (segundo a literatura disponível) e implementados de forma abrangente em toda a organização (e não somente em sua operação direta). Esses formatos organizacionais também se caracterizam pela implementação de grupos semiautônomos, mas, adicionalmente, incorporam determinadas escolhas sobre aspectos ligados a comunicação, gestão do conhecimento, relação com outras organizações, incorporação do conceito de serviço e práticas ligadas à gestão de pessoas.

[1] A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores.Hoje, a palavra "inovação" é mais usada no contexto de ideias e invenções assim como a exploração econômica relacionada, sendo que inovação é invenção que chega no mercado. [2] Dessa forma, este trabalho parte do pressuposto de que, para lidar com os desafios postos às concessionárias do setor pelo processo de transição tecnológica, a lógica adhocrática da organização do trabalho é mais eficaz para a organização dos departamentos relacionados à inovação nas empresas do setor elétrico, e a não adequação das empresas a essa lógica pode ser ... A Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), vinculada à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério da Economia a organizam a "I Jornada Ipê: inovações no combate ao trabalho escravo", no próximo dia 2 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional para Abolição da Escravatura. Para as empresas que desejam desenvolver cada vez mais processos de inovação e transformação digital, a gestão horizontal é um modelo que só tende a beneficiar as entregas de projetos, clima organizacional e outros. Inovação organizacional - uma organização não tem a capacidade de pensar out of the box, se não promover esta inquietude em todos os seus colaboradores.

Mas, mais uma vez, se as regas do tempo disponível para inovação não forem divulgadas adequadamente, seus colaboradores não se sentirão seguros para isso. Inovação organizacional para gerar inovação disruptiva. Segundo Christensen, quando grandes empresas passam a ser gigantes do mercado, além de terem de carregar uma estrutura burocratizada e cheia de níveis de decisão, o risco de assumir um projeto realmente disruptivo amedronta os executivos. Inovação organizacional é basicamente o desenvolvimento de um novo método organizacional ou de logística nas práticas da empresa, na organização do trabalho ou em suas relações externas.

LIVROS RELACIONADOS