Física Ainda É Cultura ?

Física Ainda É Cultura ? - Martins,André Ferrer P. | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Martins,André Ferrer P.
DIMENSÃO
7,14 MB
NOME DO ARQUIVO
Física Ainda É Cultura ?.pdf
ISBN
1763288200442

DESCRIÇÃO

Há vinte anos, o professor João Zanetic entregava, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sua tese de doutorado intitulada "Física também é cultura". Passados vinte anos, surge a oportunidade de procedermos a uma espécie de "análise crítica" do ensino da física ao longo desse período. Cabe revisitarmos as reflexões (e provocações) trazidas por aquele trabalho. Será que, de fato, caminhamos na perspectiva da concretizaçãode um ensino de física tal como preconizado por Zanetic em sua tese? Que novas questões se descortinam? Para estabelecer um diálogo nessa direção, convidamos vários pesquisadores de diversas instituições do país, a maioria da área de ensino de física. Cada autor teve total liberdade de escolher a sua temática e tecer reflexões a sua maneira, guiado unicamente pelo mote"Física ainda é cultura?"

Devendo assim, a escola selecionar o que de mais presente está na cultura em determinada A Educação Física no Brasil passou por várias fases para poder ser reconhecida como ela é hoje, foi um processo de transformação que ocorreu ao longo do tempo, afinal de contas não paramos no espaço, e muitas coisas vão mudando e muito ainda vai mudar e isso é inegável, portanto, é imprescindível que todo professor de educação física conheça-a, pois tem todo um histórico de ... Física cultural não é para ser entendida como redenção ou "no-vidade", mas como uma possibilidade real de enfrentamento das ... Ainda mais rara é a emergência de propostas curriculares baseadas nesse tipo de conhecimento.

Cultura é quase sempre e vo-cação de obra literária, sinfonia ou pintura; cultura erudita, enfim. Tal cultura, internacional ou nacio-nal, traz à mente um quadro de Picasso ou de Ta r- construção cultural é fundamental para a compreensão de como devem ser desenvolvidas as aulas, o que reforça a importância de se discutir qual a influência que os aspectos culturais têm sobre elas.

LIVROS RELACIONADOS